Filtrar


Questões por página:
Calidris canutus (maçarico-de-papovermelho) é uma ave migratória da família Scolopacidae que todos os anos pode voar até 30 mil quilômetros. Mede cerca de 24 centímetros de comprimento, tem um bico fino e patas esverdeadas. Sua plumagem de inverno é essencialmente acinzentada, mas na primavera os adultos adquirem um tom alaranjado. A maior parte da energia requerida para uma ave realizar uma rota migratória de longa distância é armazenada sob a forma de:
Considere as seguintes afirmações:
1 - Usada na síntese de colágeno; antioxidante. 2 - Auxilia a absorção e a utilização do cálcio e do fósforo.
Assinale a alternativa com as vitaminas que correspondem às assertivas 1 e 2, respectivamente:
A mitose é apenas uma parte do ciclo celular. De fato, a fase mitótica (M), que inclui a mitose e a citocinese, é normalmente a parte mais curta do ciclo celular. Sobre as fases do ciclo celular, assinale a alternativa correta.
A Engenharia Genética, mais apropriadamente chamada tecnologia do DNA recombinante, é um conjunto de técnicas que permite aos cientistas identificar, isolar e multiplicar genes dos mais diversos organismos. Envolvem, frequentemente, o isolamento, a manipulação e a introdução do DNA num chamado ‘corpo de prova’, geralmente para exprimir um gene.” Conforme representado na figura abaixo, a utilização de vetores é uma das principais ferramentas dessas “novas possibilidades” da Engenharia Genética.



Essa importância do uso de vetores se justifica por que:
“A perpetuação da espécie humana, assim como de toda espécie sexuada, é garantida pela reprodução gâmica, na qual as células especializadas – os gametas – são formados pelo processo de meiose. Tal processo assegura, também, a variedade da espécie e a manutenção do número cromossomial da mesma.”
(Gomes, Manuel in Sistema de Ensino GPI)

Sobre o processo de formação dos espermatozoides humanos, analise:

1. No período de maturação, cada espermatócito I, pela divisão I da meiose, produz dois espermatócitos II, os quais, pela divisão II da meiose, originam quatro células denominadas espermátides.
2. Para cada espermatogônia – células diploides germinativas – são formadas quatro espermátides que são células haploides, mas não funcionam como gametas.
3. No período germinativo, as espermatogônias dividem-se, ativamente, por mitose e, durante a anáfase desse processo as células apresentam, momentaneamente,92 cromossomos.
4. O processo de diferenciação das espermátides em espermatozoides denomina-se espermiogênese.
5. Na soma de todos os cromossomos encontrados nos espermatozoides, a partir de mil espermatogônias, são esperados noventa e dois mil cromossomos.
6. No período de crescimento, a espermatogônia transforma-se em espermatócito I.

Julgando a veracidade dessas afirmativas, temos: