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Uma forma de reconhecer os vestígios deixados pelos criminosos, utilizada em larga escala e com resultados bastante satisfatórios, é o uso de moléculas presentes nas células e que são únicas para cada ser vivo: é o DNA.
Em uma cena de crime foi encontrado um fio de cabelo de onde se podia extrair DNA. Existiam três suspeitos (indivíduos A, B e C), cujos DNAs foram coletados para análise.
Os mesmos três loci foram analisados, comparando as amostras dos três suspeitos (A, B e C) e do DNA encontrado na cena do crime (F).Na imagem vemos os resultados em que se usou a reação em cadeia da polimerase (PCR) e a eletroforese em gel.

Imagem associada para resolução da questão

(Adaptado de ALBERTS et al. Biologia molecular da célula.6. ed. Porto Alegre: Artmed,2017.)

Embora pessoas diferentes possam ter várias bandas em comum, o padrão geral é bastante distinto para cada pessoa. Assim, podemos dizer que o(s) indivíduo(s) que, pelo DNA, pode(m) ser eliminado(s) da investigação é(são)
Medem, aproximadamente,1mm de comprimento e contorno alongado e fusiforme Segundo Forattini,1962 esses aspectos biológicos descrito acima se dá a?
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Considerando as reflexões do Texto 03 e as possíveis consequências da aplicação da “Atividade B” em uma sala de aula do Ensino Fundamental, analise as afirmações a seguir:
I- A visão contínua da matéria, cientificamente não adequada, é observada em respostas que descrevem apenas que a tinta se dissolve na água. II- Uma explicação cientificamente adequada a respeito da estrutura da matéria deve envolver a noção de que as partículas do azul de metileno ocupam os espaços vazios entre as partículas da água, apresentando assim uma visão descontínua da matéria, tanto para a água como para o azul de metileno. III- Com a realização da “Atividade B” há a formação de uma mistura heterogênea, já que o azul de metileno não fica dissolvido de maneira uniforme na água fria do béquer 1.
É CORRETO o que se afirma em:
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Considerando as reflexões do Texto 03 e as possíveis consequências da aplicação da “Atividade A” em uma sala de aula do Ensino Fundamental, analise as afirmações a seguir:
I- Um exemplo da dificuldade de aprendizagem e aceitação dos espaços vazios é quando estudantes apresentam uma visão contínua da matéria e assim atribuem o aumento do volume do balão a um aumento do tamanho das partículas, ao invés de explicarem com o aumento do espaço entre as partículas. II- Uma explicação descrevendo moléculas antes inertes no fundo do tubo de ensaio, que se agitam após o aquecimento, quando então passam para o balão, é um relato com ideias científicas inadequadas a respeito da estrutura da matéria. III- O que se observa com a realização da “Atividade A” é o balão de aniversário que se enche, pela dilatação do ar por calor.
É CORRETO o que se afirma em:
Observe o heredograma com 3 gerações de famílias representadas.


Imagem associada para resolução da questão

A partir do heredograma, analise as afirmações abaixo.

I- A doença que afeta as pessoas não é ligada ao cromossomo X, já que há homens afetados em duas gerações diferentes.
II- As pessoas afetadas destas famílias possuem uma doença autossômica dominante, já que o casal composto por um homem e uma mulher afetados apresenta fenótipo diferente de seus descendentes.
III- Uma vez que há mulheres afetadas nestas famílias, a doença não pode ser ligada ao cromossomo Y.
IV- A doença que afeta a família é recessiva, já que o casal composto por um homem afetado com uma mulher não afetada gerou descentes não afetados.

É CORRETO o que se afirma apenas em: