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Uma forma de reconhecer os vestígios deixados pelos criminosos, utilizada em larga escala e com resultados bastante satisfatórios, é o uso de moléculas presentes nas células e que são únicas para cada ser vivo: é o DNA.
Em uma cena de crime foi encontrado um fio de cabelo de onde se podia extrair DNA. Existiam três suspeitos (indivíduos A, B e C), cujos DNAs foram coletados para análise.
Os mesmos três loci foram analisados, comparando as amostras dos três suspeitos (A, B e C) e do DNA encontrado na cena do crime (F).Na imagem vemos os resultados em que se usou a reação em cadeia da polimerase (PCR) e a eletroforese em gel.
(Adaptado de ALBERTS et al. Biologia molecular da célula.6. ed. Porto Alegre: Artmed,2017.)
Embora pessoas diferentes possam ter várias bandas em comum, o padrão geral é bastante distinto para cada pessoa. Assim, podemos dizer que o(s) indivíduo(s) que, pelo DNA, pode(m) ser eliminado(s) da investigação é(são)
Em uma cena de crime foi encontrado um fio de cabelo de onde se podia extrair DNA. Existiam três suspeitos (indivíduos A, B e C), cujos DNAs foram coletados para análise.
Os mesmos três loci foram analisados, comparando as amostras dos três suspeitos (A, B e C) e do DNA encontrado na cena do crime (F).Na imagem vemos os resultados em que se usou a reação em cadeia da polimerase (PCR) e a eletroforese em gel.

(Adaptado de ALBERTS et al. Biologia molecular da célula.6. ed. Porto Alegre: Artmed,2017.)
Embora pessoas diferentes possam ter várias bandas em comum, o padrão geral é bastante distinto para cada pessoa. Assim, podemos dizer que o(s) indivíduo(s) que, pelo DNA, pode(m) ser eliminado(s) da investigação é(são)
Concurso:
Prefeitura de Soledade - PB
Disciplina:
Biologia
Medem, aproximadamente,1mm de comprimento e contorno alongado e fusiforme Segundo Forattini,1962 esses aspectos biológicos descrito acima se dá a?
Concurso:
Prefeitura de Soledade - PB
Disciplina:
Biologia
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Considerando as reflexões do Texto 03 e as possíveis consequências da aplicação da “Atividade B” em uma sala de aula do Ensino Fundamental, analise as afirmações a seguir:
I- A visão contínua da matéria, cientificamente não adequada, é observada em respostas que descrevem apenas que a tinta se dissolve na água. II- Uma explicação cientificamente adequada a respeito da estrutura da matéria deve envolver a noção de que as partículas do azul de metileno ocupam os espaços vazios entre as partículas da água, apresentando assim uma visão descontínua da matéria, tanto para a água como para o azul de metileno. III- Com a realização da “Atividade B” há a formação de uma mistura heterogênea, já que o azul de metileno não fica dissolvido de maneira uniforme na água fria do béquer 1.
É CORRETO o que se afirma em:
I- A visão contínua da matéria, cientificamente não adequada, é observada em respostas que descrevem apenas que a tinta se dissolve na água. II- Uma explicação cientificamente adequada a respeito da estrutura da matéria deve envolver a noção de que as partículas do azul de metileno ocupam os espaços vazios entre as partículas da água, apresentando assim uma visão descontínua da matéria, tanto para a água como para o azul de metileno. III- Com a realização da “Atividade B” há a formação de uma mistura heterogênea, já que o azul de metileno não fica dissolvido de maneira uniforme na água fria do béquer 1.
É CORRETO o que se afirma em:
Concurso:
Prefeitura de Soledade - PB
Disciplina:
Biologia
mostrar texto associado
Considerando as reflexões do Texto 03 e as possíveis consequências da aplicação da “Atividade A” em uma sala de aula do Ensino Fundamental, analise as afirmações a seguir:
I- Um exemplo da dificuldade de aprendizagem e aceitação dos espaços vazios é quando estudantes apresentam uma visão contínua da matéria e assim atribuem o aumento do volume do balão a um aumento do tamanho das partículas, ao invés de explicarem com o aumento do espaço entre as partículas. II- Uma explicação descrevendo moléculas antes inertes no fundo do tubo de ensaio, que se agitam após o aquecimento, quando então passam para o balão, é um relato com ideias científicas inadequadas a respeito da estrutura da matéria. III- O que se observa com a realização da “Atividade A” é o balão de aniversário que se enche, pela dilatação do ar por calor.
É CORRETO o que se afirma em:
I- Um exemplo da dificuldade de aprendizagem e aceitação dos espaços vazios é quando estudantes apresentam uma visão contínua da matéria e assim atribuem o aumento do volume do balão a um aumento do tamanho das partículas, ao invés de explicarem com o aumento do espaço entre as partículas. II- Uma explicação descrevendo moléculas antes inertes no fundo do tubo de ensaio, que se agitam após o aquecimento, quando então passam para o balão, é um relato com ideias científicas inadequadas a respeito da estrutura da matéria. III- O que se observa com a realização da “Atividade A” é o balão de aniversário que se enche, pela dilatação do ar por calor.
É CORRETO o que se afirma em:
Concurso:
Prefeitura de Alagoa Nova - PB
Disciplina:
Biologia
Observe o heredograma com 3 gerações de famílias representadas.

A partir do heredograma, analise as afirmações abaixo.
I- A doença que afeta as pessoas não é ligada ao cromossomo X, já que há homens afetados em duas gerações diferentes.
II- As pessoas afetadas destas famílias possuem uma doença autossômica dominante, já que o casal composto por um homem e uma mulher afetados apresenta fenótipo diferente de seus descendentes.
III- Uma vez que há mulheres afetadas nestas famílias, a doença não pode ser ligada ao cromossomo Y.
IV- A doença que afeta a família é recessiva, já que o casal composto por um homem afetado com uma mulher não afetada gerou descentes não afetados.
É CORRETO o que se afirma apenas em:

A partir do heredograma, analise as afirmações abaixo.
I- A doença que afeta as pessoas não é ligada ao cromossomo X, já que há homens afetados em duas gerações diferentes.
II- As pessoas afetadas destas famílias possuem uma doença autossômica dominante, já que o casal composto por um homem e uma mulher afetados apresenta fenótipo diferente de seus descendentes.
III- Uma vez que há mulheres afetadas nestas famílias, a doença não pode ser ligada ao cromossomo Y.
IV- A doença que afeta a família é recessiva, já que o casal composto por um homem afetado com uma mulher não afetada gerou descentes não afetados.
É CORRETO o que se afirma apenas em: