Filtrar


Questões por página:
É “caracterizado pelo desaparecimento do mercado de trabalho de profissões ou funções em razão do avanço tecnológico, tornando cada vez mais alto e contínuo o percentual da população desempregada. Um exemplo dessa mudança no mercado de trabalho é o desaparecimento da função de torneiromecânico” (OLIVEIRA,2025, p.147). O excerto apresenta consequências resultantes da aplicação da metodologia do modelo de produção:
Na década 1970, o modelo fordista de produção começou a entrar em crise, em virtude do esgotamento dos mercados por razão da superprodução, o que acarretou, consequentemente, a diminuição da lucratividade. Um novo formato de organização da produção, implementado pela montadora de automóveis japonesa Toyota Motor Company, fundada em 1937, foi adotado e preconizava uma mudança sem precedentes na organização do trabalho e que trouxe para o trabalhador consequências. Neste sentido, marque a alternativa correta.
Visualizar Questão Comentada
No livro "Condição Pós-moderna", David Harvey defende a existe uma relação entre a ascensão de formas culturais pós-modernas, a emergência de modos mais flexíveis de acumulação e um novo ciclo de compressão do tempo-espaço na organização do capitalismo. De acordo com este autor, o advento da pós-modernidade coincide com a crise de qual sistema de produção capitalista?
O Taylorismo e o Fordismo transformaram o modo de produção e as relações de trabalho. O Taylorismo utiliza-se da administração científica para sistematizar e organizar o trabalho. Já o Fordismo é um modo de produção baseado na padronização de produtos e na linha de produção.
Com base em tais fatos, considera-se que:
I. O Taylorismo tem sua ênfase na estrutura das organizações. II. O Fordismo baseia seu modelo na produção em massa. III. O Taylorismo parte da ideia central da organização racional do trabalho.
Estão corretas as afirmativas
David Harvey,1996, valendo-se diretamente da análise de Alain Lipietz concernente aos modos de regulamentação, concebe, da seguinte forma, um regime de acumulação: “um regime de acumulação 'descreve a estabilização, por um longo período, da alocação do produto líquido entre consumo e acumulação; ele implica alguma correspondência entre a transformação tanto das condições de produção como das condições de reprodução de assalariados'”. É correto dizer, com base nessa análise, que, entre os anos de 1950 e 1970, prevaleceu o modo de regulamentação caracterizado como: