Filtrar


Questões por página:
Em certa escola situada em uma região urbanamente diversificada, os educadores estão profundamente empenhados em cultivar um ambiente educacional que celebra o multiculturalismo. A comunidade escolar é notavelmente heterogênea, abrigando alunos provenientes de uma ampla variedade de origens étnicas, culturais e religiosas, refletindo a riqueza da diversidade presente na sociedade. Durante uma reunião pedagógica, os professores discutem a importância de incorporar diferentes perspectivas culturais no currículo para enriquecer a experiência educacional dos alunos. No contexto do multiculturalismo, qual é a principal finalidade da inclusão de diferentes perspectivas culturais no currículo escolar?
A interação ocorre, fundamentalmente, por meio da argumentatividade, pois, pelo discurso, o homem tenta influenciar o comportamento ou trazer para compartilhar da sua opinião todos ao seu redor. Se houver falha na informação e/ou argumentação, essa interação fica prejudicada, por excelência em textos escritos.
Assinale a alternativa em que a informação e a argumentação estão adequadas.
Leia a frase: “O povo tem uma identidade, que resulta dos traços manifestados em sua cultura, a qual, por sua vez, se forja e se expressa pela mediação das linguagens, sobretudo da linguagem verbal”.
Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta tendo por base a frase.
Quanto à educação em e para os direitos humanos, cidadania e diversidade cultural e quanto à educação para a sustentabilidade, julgue o item.
O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu, em grandes proporções, na década de 1980, buscando reunir, de forma equilibrada, não só a sociedade e o meio ambiente, mas também a economia.
Quanto à educação em e para os direitos humanos, cidadania e diversidade cultural e quanto à educação para a sustentabilidade, julgue o item.
Na perspectiva dos eixos transversais, cidadania e direitos humanos são termos utilizados para expressar a mesma realidade, isto é, a vinculação de um cidadão como membro de um Estado, em que seus direitos ficam adstritos a decisões políticas.