Filtrar


Questões por página:
Uma mulher de 72 anos com histórico de doença renal crônica estável em estágio 4 é admitida no hospital com queixas de fraqueza muscular progressiva, dor óssea e prurido generalizado. Ela tem seguido seu regime dietético restrito em fosfatos religiosamente. Seus medicamentos incluem quelantes de fosfato, suplementos de cálcio e vitamina D. Exames laboratoriais revelam níveis séricos de cálcio de 8,4 mg/dL (normocalcemia é 8.5-10.2 mg/dL), fosfato de 7,2 mg/dL (hiperfosfatemia é >4.5 mg/dL), PTH intacto elevado e creatinina sérica de 4,0 mg/dL. Aponte qual é a causa mais provável da hiperfosfatemia neste paciente:
A Síndrome Nefrótica (SN), que consiste no conjunto de doenças glomerulares relacionadas ao aumento de permeabilidade da membrana basal glomerular às proteínas plasmáticas, pode ser definida pela presença de proteinúria, hipoalbuminemia e edema. Para muitos pacientes, a SN é uma condição recidivante e crônica, cuja evolução varia de acordo com a glomerulopatia subjacente, impondo risco de progressão para doença renal crônica terminal e necessidade de terapia de substituição de função renal. De acordo com as Diretrizes Terapêuticas da SN Primária em Adultos do Ministério da Saúde, sobre o tratamento de tal condição, assinale a afirmativa correta.
Visualizar Questão Comentada
Questão Anulada
mostrar texto associado
São consideradas indicações de biópsia renal para pacientes com tal quadro clínico, EXCETO:
De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, a insuficiência renal aguda pode ser classificada em relação à diurese. Dos itens relacionados a seguir, qual NÃO está de acordo com o padrão estabelecido?
São consideradas eficazes para o tratamento de pielonefrite, EXCETO:
Visualizar Questão Comentada