Filtrar


Questões por página:
A figura que segue revela algumas estruturas relacionadas a postura, equilíbrio e coordenação motora.

Na vestibulopatia a opção que melhor define vertigem e o par de nervos cranianos relacionado à função vestibular seria, respectivamente:
As doenças que envolvem o tubo neural são responsáveis por um número considerável de pacientes a serem tratados com fisioterapia. O tratamento engloba uma equipe multidisciplinar, pois os problemas decorrentes não podem ser tratados isoladamente. Há a necessidade de intervenção cirúrgica para fechamento da lesão, implantação de um shunt ventrículo-peritoneal para drenar o líquido cefalorraquidiano do ventrículo lateral ao peritônio, onde será reabsorvido. O fisioterapeuta, durante a avaliação não poderá:
Complete as lacunas da afirmativa:
Nas mielopatias que incluem distúrbios do neurônio motor superior e inferior, a condução nervosa motora e sensorial, geralmente, é________________. Nas polirradiculoneuropatias periféricas sistêmicas generalizadas, principalmente do tipo desmielinizante, como a síndrome de Guillain-Barré, a condução nervosa torna-se acentuadamente _______________. Em relação à Estimulação Elétrica, quatro parâmetros devem ser considerados quando da aplicação da terapêutica: forma de onda, pulso (ou fase), duração, frequência de pulso, e ____________de pulso. A estimulação elétrica neuromuscular (EENM) é utilizada com para promover o aumento da ADM, facilitação da ativação muscular e fortalecimento muscular, a chave para a aplicação da FES é melhorar ou facilitar o controle funcional. Ela é usada em pacientes com lesão medular espinal, traumatismo crânio encefálico, acidente vascular encefálico e outras disfunções do SNC, patologias estas que apresentam inervação periférica________________.
Os termos que completam corretamente o texto acima são, respectivamente:
As doenças cérebro vasculares são umas das principais causas de morbidade e mortalidade em todo o mundo. A doença neurovascular ocorre devido a acidentes vasculares cerebrais envolvendo o hemisfério, cerebelo ou o tronco encefálico. O acidente vascular encefálico (AVE) resulta em uma insuficiência neurológica repentina e específica. Analise as afirmações:
I Hemiplegia, heminegligência e déficit sensorial contralateral, apraxia, hemianopsia homônima, perda do olhar conjugado para o lado oposto, afasia (se for hemisfério dominante – afasia de Broca), dificuldade de julgar distâncias, são sintomas clínicos encontrados no paciente com lesão na artéria cerebral média.
II Hemiplegia de predomínio braquial, perda sensorial cortical, incontinência urinária, ausência de espontaneidade, inatividade motora e perseveração são sintomas clínicos encontrados no paciente com lesão na artéria cerebral anterior.
III O AVC é a maior causa de incapacidade neurológica. As deficiências que levam a limitações funcionais e incapacidade são categorizadas como deficiências primária, secundária e composta.
IV São deficiências primárias: espasticidade, alterações na força muscular, distrofia simpaticorreflexa, movimentos atípicos, alterações na ativação muscular.
V A fadiga é o maior problema para pacientes com hemiplegia. Essa fadigabilidade, que interfere no processo de vida diária e na reabilitação ativa, é atribuída à insuficiência respiratória resultante da paralisia de um lado do tórax. A capacidade respiratória diminuída e a demanda de oxigênio aumentada que resultam dos padrões de movimento atípicos são responsáveis por essa fadiga.

Dos itens acima mencionados, estão corretos, apenas
Analise as afirmativas abaixo, e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F), sobre semiologia e procedimentos terapêuticos na esclerose múltipla.
( ) Os sintomas mais comuns são fadiga e fraqueza motora, parestesia, disfunção da bexiga e intestino, diplopia, tremor entre outros.
( ) Há comprometimento motor, cerebelar, sensorial, visual, vesical, intestinal, não atingindo o cognitivo.
( ) Emocionalmente há desgaste e estresse gerados pelo profundo senso de vulnerabilidade e exaustão causados pela doença.
( ) A hidroterapia em 38º C têm se mostrado eficiente no ganho de força muscular e coordenação, diminuição da dor e estresse.
( ) Os exercícios de alongamentos, fortalecimento muscular, posicionamento, treino de equilíbrio e marcha e orientações de atividades de vida diária (AVDs) têm se mostrado eficientes no controle das repercussões da doença.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.