Questões de Concurso
Filtrar
873 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 175
Questões por página:
Questões por página:
Mulher de 78 anos, com 10 anos de escolaridade, apresenta perda progressiva de memória nos últimos 3 anos. Os familiares relatam que, inicialmente, ela teve dificuldade de lembrar compromissos e eventos recentes e atualmente tem dificuldade para recordar nomes de pessoas próximas e acontecimentos do dia a dia. Observa-se também dificuldade em realizar tarefas complexas, como gerenciar finanças e organizar a rotina doméstica, apesar de manter habilidades para atividades de vida diária. Durante a consulta, a paciente demonstrou confusão quanto a datas e eventos recentes, embora recorde informações remotas com relativa clareza. O Mini Exame do Estado Mental (MEEM) resultou em 20 pontos, sugerindo comprometimento cognitivo significativo.
Qual o diagnóstico mais provável?
Qual o diagnóstico mais provável?
Uma mulher de 82 anos, internada por infecção urinária, apresenta confusão mental súbita, alucinações visuais e inversão do ciclo sono-vigília. Está desorientada, agitada e inquieta. Familiares relatam que estava orientada ao ser internada. Não apresenta sinais focais ou febre no momento.
Qual a conduta inicial?
Qual a conduta inicial?
Uma mulher de 25 anos apresenta cefaleia intensa, pulsátil, localizada em região frontal e temporal, associada a náuseas e vômitos há 24 horas. Relata piora com luz, ruídos e esforço físico, além de dificuldade para dormir devido à dor. Refere que, algumas horas antes do início da cefaleia, percebeu visão turva e pontos brilhantes no campo visual. Não tem febre, rigidez de nuca ou sinais neurológicos focais. Já teve episódios semelhantes no passado que melhoraram com repouso.
Qual é o diagnóstico mais provável?
Qual é o diagnóstico mais provável?
Homem,56 anos, previamente diabético em uso de insulina e obeso, refere rigoroso controle dietético e atividade física, evoluindo com significativa perda de peso e manutenção de controle glicêmico discretamente alterado e hemoglobina glicada em torno de 7%. Procura o médico assistente referindo que há alguns meses sentiu intenso desconforto no quadril com sensação dolorosa em coxas por alguns dias, seguido por dificuldade progressiva para levantar-se e andar. Refere parestesias muito leves nos pés há vários anos, com estudo de nervos periféricos indicando polineuropatia distal sensitivo-motora incipiente, mas que referiu estar melhorando com perda de peso. Qual das seguintes afirmativas é a CORRETA?
As neuralgias cranianas são altamente incapacitantes por seu caráter agudo e muito intenso de dor, destacando-se a neuralgia trigeminal, que pode ser idiopática em muitos pacientes.
Indique a doença que habitualmente NÃO está relacionada com síndromes dolorosas do nervo trigêmeo.
Indique a doença que habitualmente NÃO está relacionada com síndromes dolorosas do nervo trigêmeo.