Filtrar


Questões por página:
Paciente de 70 anos, masculino, com antecedentes de hipertensão arterial, é trazido por familiares à Unidade de Pronto Atendimento com relato de perda súbita da força motora do lado esquerdo do corpo há quatro horas. No exame físico estava sonolento, porém orientado; havia hemiparesia facio-braquio-crural à esquerda; PA de 170/100mmHg e ritmo cardíaco irregular com frequência cardíaca em torno de 128bpm. A tomografia computadorizada do crânio sem contraste não apresentou imagem conclusiva.
Esse relato clínico é principalmente compatível com o diagnóstico de:
No paciente com encefalopatia hipertensiva, a manifestação clínica mais comum é:
Nas mulheres portadoras de enxaqueca com aura, a condição que pode estar associada a complicações graves e ameaçadoras da vida é:
Um paciente masculino de 22 anos chega à emergência com cefaleia e redução do nível de consciência. A tomografia computadorizada demonstra área hiperdensa no lobo frontal direito. Dentre as possíveis causas, as mais prováveis são:
Um paciente de 38 anos, sem fatores de risco vascular identificáveis, apresenta sintomas recorrentes de acidente vascular cerebral isquêmico, enxaqueca com aura, distúrbios psiquiátricos e comprometimento cognitivo progressivo. Os exames de imagem revelam múltiplos infartos lacunares nos gânglios basais e lesões de alta intensidade na substância branca subcortical e periventricular. A hipótese diagnóstica mais provável, com base no quadro clínico e nos achados de imagem, é: