Filtrar


Questões por página:
Uma paciente está em investigação para possível diagnóstico de epilepsia. Durante a consulta, ela está acompanhada de seu marido, que já presenciou algumas crises, uma vez que ela não se lembra do momento da crise. Ele relata que a paciente para as suas atividades de forma abrupta, fica com o olhar vago e imóvel e que retorna às atividades de forma imediata após o início da crise. Diante da descrição do caso, a hipótese diagnóstica principal deve ser de crise:
Um paciente comparece à unidade de saúde do seu bairro com queixa de “dor de cabeça”. Refere já ter tido outros episódios dessa dor, sempre do lado direito, associada a dor intensa no rosto, edema palpebral e lacrimejamento, com cada episódio durando algumas horas, mas não soube precisar. Com base no quadro clínico, o provável diagnóstico é de:
Na abordagem sindrômica das complicações neurológicas do sistema nervoso central de um paciente infectado pelo vírus HIV/AIDS, caso a síndrome predominante seja por meningite, deve-se considerar como possível complicação:
Na Síndrome de Guillain-Barré com acometimento da unção neuromuscular, inclui-se corretamente no diagnóstico diferencial a:
A neuropatia hereditária sensitiva e autonômica subtipo IA (relacionada ao gene SPTLC1) é responsável por gerar na população pediátrica o quadro clínico de: