Filtrar


Questões por página:
Paciente de 66 anos, diabético e hipertenso, apresenta um quadro súbito de vertigem com cefaleia, náusea e vômito. Exame físico: manobra de Dix-Hallpike induz nistagmo vertical, sem latência, habituação ou fatigabilidade; há alteração da prova índex-nariz à direita. Ao fechar os olhos, o paciente cai após período de dez segundos de latência.
A principal hipótese diagnóstica é
Mulher,25 anos, procura atendimento médico por queixa de episódios recorrentes de cefaleia com caráter pulsátil, hemicraniana à direita, acompanhada de náuseas e fotofobia. A paciente nega febre, relata que os episódios, em geral, são autolimitados, chegando algumas vezes a durar 24 horas, sem alívio com analgésicos comuns. A propedêutica não revelou anormalidades, não havendo sinais de irritação meníngea.
O diagnóstico mais provável a ser considerado é

Paciente jovem, sexo feminino, realiza tomografia de crânio com contraste para investigação de cefaleia. Imediatamente após o exame apresenta prurido em face, sensação de calor no rosto, sufocamento, tosse e nota-se a presença de estridor laríngeo. A paciente está lúcida, consciente e hemodinamicamente estável.


Assinale a alternativa que contém a medicação que deve ser prontamente administrada.

mostrar texto associado
Paciente recebeu medicação específica e, imediatamente após, passou a apresentar quadro de precordialgia de forte intensidade em opressão. Provavelmente, a medicação utilizada foi a(o)
mostrar texto associado
A hipótese diagnóstica mais provável é