Filtrar


Questões por página:
O uso de trombolíticos intravenosos como terapia de reperfusão na fase agudo dos acidentes vasculares cerebrais isquêmicos trouxeram indiscutíveis benefícios para uma doença grave. Em algumas situações, a indicação do tratamento deve ser cautelosa e os potenciais benefícios devem superar os riscos.
Em qual das situações abaixo, os riscos superam os benefícios, contraindicando o uso do medicamento?
Homem,55 anos, avaliado em ambulatório de neurologia por história de acidentes vasculares cerebrais não incapacitantes, nega outras doenças prévias, mas durante investigação são encontrados sinais de miocardiopatia hipertrófica, proteinúria na presença de pequenos e múltiplos cistos renais. Há relato de parestesias dolorosas em extremidades e episódios frequentes de diarreia, mas não há hiperglicemia. As imagens cranianas mostram múltiplos infartos e alguns microsangramentos, além de dolicoectasia de artéria basilar.
Qual das seguintes doenças seria o diagnóstico mais provável?
Sobre o Alberta Stroke Program Early CT Score, seria INCORRETO afirmar que
Mulher,19 anos, tem diagnóstico desde a infância de transtorno do humor, em uso de fluoxetina e trazodona. Começou a apresentar episódios frequentes de migrânea na adolescência e foi adicionado venlafaxina com bom controle da doença, eventualmente usando ciclobenzaprina para melhorar o sono quando apresenta torcicolo, além de sumatriptano e ondasetrona com boa resposta nas crises de dor. Fazendo regularmente psicoterapia, após assistir vídeos em rede social, identificou-se com o diagnóstico de “transtorno do déficit de atenção”. Um conhecido médico em especialização concordou e prescreveu lisdexanfetamina, mas a paciente começou a apresentar vômitos, diarreia e calafrios frequentes, inquieta, sentia-se confusa, angustiada e triste, estava trêmula, deixava cair objetos da mão e dizia que “estava se assuntando fácil”.
Assinale a alternativa que indica o diagnóstico mais adequado.
Podem ser considerados como parte dos critérios para o transtorno comportamental do sono REM os citados abaixo, EXCETO: