Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

Sobre o texto, analise as assertivas abaixo:

I. Falar mais de uma língua pode deixar o cérebro muito cansado.

II. Ao estudar uma nova língua, entramos em contato com a cultura do país.

III. Pessoas que sabem se comunicar em outro idioma são valorizadas no mercado de trabalho.

Quais estão corretas?

mostrar texto associado
Para defender o reconhecimento do trabalho do secretário escolar, o autor do texto se vale dos seguintes aspectos argumentativos:

I. Tal profissional exerce atribuições relevantes dentro do contexto escolar, como, por exemplo, a sistematização e guarda de toda a documentação da escola e de seus alunos.
II. Esse profissional da educação pode contribuir para o avanço dos processos de modernização da escola, ao ficar atualizado quanto à utilização de novas tecnologias educacionais e sistemas de prestação de contas, entre outras demandas.
III. A atuação desse profissional, quando desempenhada de forma eficiente e engajada, pode comprometer o bom funcionamento da escola.

Quais estão corretas?
mostrar texto associado
Considerando-se somente o que é explicitado pelo texto, é correto afirmar que:
mostrar texto associado
De acordo com o que é exclusivamente expresso pelo texto, é correto afirmar que:
O que o desgraçou por toda a vida foi a felicidade que o acompanhou durante um mês ou dois. Coisa estranha: sem nenhuma preparação, um tipo se aventura, anda para bem dizer de olhos fechados, comete erros, entra nas casas sem examinar os arredores, pisa como se estivesse na rua – e tudo corre bem. Pisa como se estivesse na rua. É aí que principia a dificuldade. Convém saber mexer-se rapidamente e sem rumor, como um gato: o corpo não pesa, ondula, parece querer voar, mal se firma nas pernas, que adquirem elasticidade de borracha. Se não fosse assim, as juntas estalariam a cada instante, o homem gastaria uma eternidade para deslocar-se, o trabalho se to impossível.
No começo usam sapatos de corda – e ninguém desconfia delas: conseguem não dar nas vistas, porque são como toda a gente. Nenhum polícia iria acompanhá-las. Se não batessem nos móveis e não dirigissem a luz para os olhos das pessoas adormecidas, não cairiam na prisão, onde ganham os modos necessários ao ofício. Aí apuram o ouvido e habituam deslizar.
RAMOS, Graciliano. Insônia.18. ed. São Paulo: Record,1982.
Da narrativa, é correto afirmar que