Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Leia o texto 'ENSINO DE MATEMÁTICA' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. Para o texto, a educação não acompanhou totalmente as grandes transformações técnicas e tecnológicas que modificaram diversos aspectos das nossas vidas.
II. O texto indica a existência, em sala de aula, de uma imposição dos modos de sentir e de pensar elaborados em outros tempos, com a clara compreensão de uma situação que necessita de renovação, diante de sujeitos com tipos de cultura e relacionamento diversos.

Marque a alternativa CORRETA:
mostrar texto associado
Leia o texto 'ENSINO DE MATEMÁTICA' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. As várias aplicações diárias da matemática são amplamente e inquestionavelmente compreendidas por todos e, por isso, essa é uma ciência humana fundamental, afirma o texto.
II. O texto procura deixar claro para o leitor que a postura adotada pela maioria das instituições escolares diante dos desafios do ensino de matemática tem sido a de romper com todos os paradigmas e, frequentemente, a de questionar a real necessidade de manter essa disciplina como parte do conteúdo programático do Ensino Fundamental.

Marque a alternativa CORRETA:
mostrar texto associado
Leia o texto 'ARIANO SUASSUNA' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. Os protagonistas da peça Auto da Compadecida metem-se numa confusão, em virtude do enterro de um cachorro, que envolverá todos os personagens da trama, de acordo com o texto.
II. Na peça mencionada no texto, o personagem João Grilo é considerado muito esperto e, em determinado momento, obtém de nossa Senhora da Compadecida uma segunda chance de viver para que pudesse estar ao lado de seu amigo Chicó.

Marque a alternativa CORRETA:
mostrar texto associado
Leia o texto 'ARIANO SUASSUNA' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. A peça Auto da Compadecida segue o modelo vicentino e representa uma comédia de caráter popular e religioso, que tem como protagonistas João Grilo, o mentiroso ingênuo, e Chicó, o malandro, conforme as informações do texto.
II. Suassuna apresenta em sua obra a energia dos cordéis, dos cantadores, das representações autênticas da cultura popular do Brasil, como o texto procura deixar claro.

Marque a alternativa CORRETA:
mostrar texto associado
Leia o texto 'METÁFORA' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. De acordo com o texto, para Lakoff e Johnson, a metáfora é vista por muitos como um recurso poético, ou seja, como uma questão mais de pensamentos e ações do que de palavras.
II. O texto indica que Aristóteles considera a comparação direta como uma metáfora, apontando haver apenas uma pequena diferença entre as comparações.
III. Uma das ideias presentes no texto é a de que a metáfora não é apenas uma questão da linguagem, pois ela funciona em nossa mente e rege o nosso pensamento.

Marque a alternativa CORRETA: