Filtrar


Questões por página:
A Demonstração do Resultado do Exercício discriminará as opções abaixo, EXCETO:
Analise as afirmativas a seguir:

I. A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) compreende os movimentos financeiros realizados por uma entidade. Assim, a DRE ilustra o lucro ou o prejuízo de uma entidade, levando em conta todas as receitas e despesas que a entidade teve naquele exercício. Ela retrata, portanto, a riqueza gerada aos acionistas, demonstrando propriamente seu resultado financeiro final.

II. No balanço patrimonial, as aplicações que correspondem aos bens e aos recursos aplicados na entidade são denominadas Ativos. Por outro lado, as despesas e as obrigações da entidade com terceiros são chamadas de Passivos. O valor líquido da entidade, o seu capital próprio, é chamado de Patrimônio Líquido. A relação entre esses três conceitos é dada pela equação Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido.

Marque a alternativa CORRETA
Conforme a Norma Brasileira de Contabilidade - NBC, que trata da apresentação das demonstrações contábeis, estas são uma representação estruturada da posição patrimonial e financeira e do desempenho da entidade, que deve apresentar, com igualdade de importância, todas as demonstrações que façam parte do conjunto completo de demonstrações contábeis. São parte desse conjunto as seguintes demonstrações contábeis:
As fundações, dotadas de personalidade jurídica de direito privado, devem observar, em todas as suas operações e demonstrações contábeis, elaboradas e apresentadas, as normas, interpretações e comunicados técnicos do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). No que se refere a “Reconhecimento” a Interpretação Técnica Geral − ITG2002(R1) relaciona critérios que devem ser observados pelas Entidades sem fins lucrativos. Considerando os critérios elencados na citada interpretação técnica. Leia os itens abaixo e em seguida marque a opção que relaciona apenas os itens que apresentam critérios a serem observados pelas Fundações de direito privado.
I O valor do superávit ou déficit deve ser incorporado ao Patrimônio Social. O superávit, ou parte do que tenha restrição para aplicação, deve ser reconhecido em conta específica do Patrimônio Líquido. II Os registros contábeis devem ser segregados de forma que permitam a apuração das informações, para a prestação de contas exigida por entidades governamentais, aportadores, reguladores e usuários em geral. III A dotação inicial, disponibilizada pelo instituidor/fundador, em ativo monetário ou não monetário, no caso das fundações, é considerada doação patrimonial e reconhecida, em conta do patrimônio social. IV As demonstrações contábeis, que devem ser elaboradas pela entidade sem finalidade de lucros, são o Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado do Período, a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, a Demonstração dos Fluxos de Caixa, a Demonstração do Valor Adicionado e as Notas Explicativas. V No Balanço Patrimonial, a denominação da conta Capital deve ser substituída por Patrimônio Social, integrante do grupo Patrimônio Líquido. No Balanço Patrimonial e nas Demonstrações do Resultado do Período, das Mutações do Patrimônio Líquido, do Valor Adicionado e dos Fluxos de Caixa, as palavras lucro ou prejuízo devem ser substituídas por superávit ou déficit do período.
Uma empresa que presta serviço de Limpeza emitiu uma nota fiscal no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) para um órgão público. Ao realizar o seu pagamento, o Órgão Público deverá efetuar as seguintes retenções de tributos: