Filtrar


Questões por página:
Ao analisar a origem da intervenção estatal nas políticas sociais, Pierson (1991:110 apud Behring e Boschetti,2008) reconhece que o desenvolvimento variado entre as nações, tanto em termos de alcance, critérios de gasto, constituição de fundos, quanto de impactos sociais e políticos, dificulta o estabelecimento de um padrão único. Mas aponta as iniciativas que indicariam as situações da intervenção estatal em período de predomínio do liberalismo, sendo elas entre
O Estado capitalista do pós-guerra – que passou a ser chamado de Estado de Bem-Estar – além de se desenvolver com o processo de provisão social, teve que desenvolver uma expressiva atividade regulamentadora que inclui:

Dentre os diversos teóricos que estudam o surgimento do Serviço Social no Brasil enquanto profissão, destacamos a abordagem de Netto (2001, p.74-75). Segundo o autor a profissionalização do Serviço Social no Brasil está relacionada a determinados fenômenos, dentre os quais podemos destacar os que estão citados nas alternativas:

I. A profissionalização do Serviço Social tem sua base nas modalidades através das quais o Estado burguês se enfrenta com a “questão social”.

II. O mercado de trabalho do Assistente Social, quando surge, não estabelece relação com a execução das políticas sociais.

III. O objeto de intervenção do Assistente Social, desde seu surgimento como profissão, é a elaboração da política social.

IV. É a ordem monopólica que cria e funda a profissionalidade do Serviço Social.

Estão corretas as alternativas:

Yazbek (2008) afirma que a política social brasileira encontra na Constituição Federal de 1988 uma nova arquitetura institucional e ético-política. Nessa linha, compreende-se que o desenvolvimento da política social
A cidadania, no contexto contemporâneo, configura-se como: