Filtrar


Questões por página:
[...] à época, médicos, sacerdotes, advogados (e mesmo certo tipo de engenheiros) desempenhavam papéis profissionais de grande significado social – e, ainda, muitas funções próprias do Estado tinham seus agentes nos advogados e nos médicos [...] a prevenção e a terapia eram precárias, não havia a necessária infraestrutura e se carecia de um amplo corpo de profissionais – e, basicamente, o capital não estava interessado em responder a estas demandas de caráter social.

(CASTRO,2010, p.37-38.)

Considerando o exposto e em relação ao tema Serviço Social na América Latina, assinale a afirmativa INCORRETA.

No que se refere ao plano de assistência social, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:


I – As esferas político-administrativas da Federação deliberam sobre suas competências.

II – A elaboração do plano pressupõe a articulação com as demais políticas setoriais.

III – Os objetivos do plano de assistência social devem considerar os princípios da LOAS e as normas das políticas correlatas.

IV – A assistência social moderna despreza a elaboração de planos.

As expressões da questão social são objetos de trabalho dos/as assistentes sociais. Entretanto, são as políticas sociais formuladas e/ou implementadas pelo Estado, mercado e organizações não governamentais que constituem os espaços socio-ocupacionais que demandam estes profissionais.

Sobre as políticas sociais, especialmente as que constituem políticas públicas, avalie as seguintes informações:

I) Tipo de política pública que visa responder às necessidades sociais transformadas em demandas sociais. Essas demandas são interpretadas por aqueles que ocupam o poder, mas influenciadas por uma agenda que se cria na sociedade civil através da pressão e mobilização social;
II) Visam ampliar e efetivar direitos de cidadania, também gestados nas lutas sociais e que passam a ser reconhecidos institucionalmente e garantidos por estas políticas;
III) São instrumentos de controle do Estado sobre a população que mantém a subalternidade dos usuários, sendo criados por burocratas para serem executadas em todo o país, como concessões dos governos e com a execução pela União;
IV) “As políticas sociais são concessões/conquistas mais ou menos elásticas, a depender da correlação de forças na luta política entre os interesses das classes sociais e seus elementos envolvidos na questão. No período de expansão, a margem de negociação se amplia; na recessão, ela se restringe” (Bering,2009, p.315/316);
V) São contraditórias, pois mesclam controle social (da pobreza, dos problemas sociais e dos usuários), reconhecimento e expansão dos direitos.

Marque a alternativa que apresenta APENAS as afirmações corretas.
Tomando por base a natureza (compensatória e residual) e a forma de expressão das políticas sociais (como questão de natureza técnica, focalista, fragmentada e abstraída de conteúdos econômicopolíticos), estas obedecem e produzem uma dinâmica que se reflete no exercício profissional do assistente social, através dos seguintes movimentos:

I- Exigem dos profissionais a adoção de procedimentos para a melhoria do sistema pela mediação do desenvolvimento social e do enfrentamento da pobreza na perspectiva de integração da sociedade.
II- Interditam aos profissionais a concreta apreensão das políticas sociais como totalidade, síntese da articulação de diversas esferas e determinações (econômica, cultural, social, política, psicológica), o que os limita a uma intervenção microscópica, nos fragmentos, nas refrações, nas singularidades.
III- Exigem dos profissionais a adoção de procedimentos instrumentais, de manipulação de variáveis, de resolução pontual e imediata.

Aponte a resposta que corresponde à sequência CORRETA dos itens:
Em relação a políticas sociais setoriais, assinale a opção correta no que diz respeito a educação, trabalho, políticas urbanas e rurais, meio ambiente e respectivas legislações.