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Leia o fragmento a seguir.
“Quando um território, por exemplo, se urbaniza e as indústrias se instalam para reproduzir as forças produtivas, o espaço é condição de planejamento, seguindo critérios (como a distância e a distribuição da unidade produtiva ao centro consumidor, a extensão e o arranjo modal necessário para aumentar a eficiência da circulação e identificar as direções das vias) para atribuir localizações e constituir uma rede produtiva economicamente viável”.
(Adaptado de CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella; PAULA, Igor Rafael de. O papel do pensamento espacial na construção do raciocínio geográfico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v.10, n.19,2020, p.294-322).
De acordo com as autoras, distância, distribuição, extensão, arranjo, direção, entre outros vocábulos que descrevem atributos espaciais dos fenômenos geográficos em uma dada situação, são
O espaço urbano é diferentemente ocupado em função das classes em que se divide a sociedade urbana. Porém esse fenômeno não é espontâneo e nem produto do livre jogo do mercado, pois sofre a interferência
O entendimento do espaço geográfico no período contemporâneo implica na correta utilização dos conceitos-chaves da Geografia:
Um dos principais desafios que enfrentam os professores dos primeiros anos do ensino fundamental é a compreensão dos novos conteúdos associados ao conceito de espaço geográfico. De fato, alguns autores entendem que a dificuldade dos professores em compreenderem esses novos conteúdos, desenvolvidos, principalmente, a partir da década de 1980 e disseminados por documentos oficiais (como os PCNs), pode ser um obstáculo para superar, também,
Segundo os dados de órgãos internacionais que estudam as cidades do mundo, desde o início do século XXI, tem-se que: