Filtrar


Questões por página:
Na NBR 6118:2014, o item 18.3.2.2, “Distribuição transversal”, define o espaçamento mínimo livre entre as faces das barras longitudinais medido no plano da seção transversal. Sabendo disso, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A direção horizontal (ah), para atender a NBR 6118:2014, deve ser, necessariamente, superior a 20 mm.
( ) A direção vertical (av) deve ser inferior a 20 mm.
( ) A direção vertical (av) deve ser igual ou superior ao maior dos valores (20 mm; diâmetro da barra, do feixe ou luva; 1,2 vez a dimensão máxima característica do agregado graúdo).
( ) A direção horizontal (ah) e direção vertical (av) devem ser, necessariamente, superiores ao diâmetro da barra, do feixe ou da luva.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
De acordo com a NBR 5626:2020, há “[...] um elemento que permite o ingresso de ar em tubulação de sistemas prediais de água fria e água quente (SPAFAQ), em caso de esvaziamento ou em caso de ocorrer pressão inferior à atmosférica em seu interior, e a servir como meio de proteção não localizada contra refluxo”. O trecho refere-se ao
Um dos componentes dos serviços de limpeza urbana de um município é a coleta. Essa é definida como sendo o ato de recolher e transportar resíduos sólidos de qualquer natureza, utilizando veículos e equipamentos apropriados para tal fim. Segundo a NBR 12.980, a coleta pode receber várias classificações de acordo com o tipo de material transportado.

A coleta destinada a remover e transportar resíduos não recolhidos pela coleta regular, em virtude de suas características próprias (origem, volume, peso e quantidade), e na qual se enquadram móveis velhos, restos de poda de canteiros e jardins, entulhos e animais mortos, é classificada como:
Na captação superficial de sistemas de abastecimento de água, é comum a construção de caixas de areia com a finalidade de retirar esses sólidos minerais e proteger as bombas da estação elevatória. As areias que prejudicam o sistema são aquelas com diâmetros maiores que 0,2 mm e velocidade de sedimentação crítica de projeto de 0,021 m/s. Em uma captação superficial, foi projetado um desarenador com largura de 2 m, para tratar uma vazão captada de 210 L/s.

Sabendo que a norma brasileira, por segurança, determina um acréscimo de 50% ao comprimento calculado para a caixa de areia, o comprimento final mínimo de projeto dessa estrutura hidráulica será de:
De acordo com a Norma DNIT 108/2009-ES, o lançamento do material para a construção dos aterros deve ser feito em camadas sucessivas, em toda a largura da seção transversal, e em extensões tais que permitam seu umedecimento e compactação, de acordo com o previsto no projeto de engenharia.

Para o corpo dos aterros e para as camadas finais, a espessura de cada camada compactada não deve ultrapassar, respectivamente, os valores de: