Filtrar


Questões por página:
Sobre a origem das anomalias relacionadas a vícios e patologias de construção, com base na NBR 13752 – Perícias de engenharia na construção civil, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os fatores às respectivas origens das anomalias ou avarias.

Coluna 1
1. Endógenas.
2. Exógenas.
3. Funcionais.

Coluna 2
( ) São aquelas originárias da ação de terceiros, a exemplo dos choques mecânicos, exposições dos sistemas periciados a gases ou líquidos corrosivos, desgaste excessivo por abrasividade não projetada, explosões por imperícia do usuário, etc.
( ) Originadas do próprio sistema edificante periciado, como erro de projeto, material diverso ao especificado pelo projetista ou de qualidade, assim como desacerto na execução ou execução descuidada.
( ) Surgem quando as origens das anomalias ou avarias construtivas derivam do desgaste do material ou da sua degradação após significativo tempo de vida do sistema edificante, em uso repetitivo e contínuo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
De acordo com a Norma de Desempenho (NBR 15575), que estabelece os critérios e requisitos mínimos de qualidade e segurança para determinados edifícios, assinale a alternativa correta em relação à aplicação dessa norma em obras públicas.
Sobre as avaliações de projetos de Espaços Assistenciais de Saúde (EAS), de acordo com a Resolução RDC nº 50/2002, analise a sentença a seguir:
Para execução de qualquer obra nova, de reforma ou de ampliação de EAS é exigida a avaliação do projeto físico em questão pela Vigilância Sanitária local (estadual ou municipal) (1ª parte). A avaliação dos projetos físicos de EAS exige a documentação denominada PBA – Projeto Básico de Arquitetura (representação gráfica + relatório técnico) (2ª parte). No ato da emissão da licença ou alvará de funcionamento do EAS, o proprietário deverá entregar à Vigilância Sanitária as ARTs referentes aos projetos complementares de estruturas e instalações, quando couber (3ª parte).
Quais partes estão corretas?
Conforme a NBR 15575, a durabilidade do edifício e de seus sistemas é um requisito econômico do usuário, pois está diretamente associada ao custo global do bem imóvel. A durabilidade de um produto se extingue quando ele deixa de atender às funções que lhe foram atribuídas, quer seja pela degradação que o conduz a um estado insatisfatório de desempenho, quer seja por obsolescência funcional. Nesse contexto, como é denominado o período de tempo compreendido entre o início de operação ou uso de um produto e o momento em que o seu desempenho deixa de atender aos requisitos preestabelecidos do usuário?
A agressividade ambiental está relacionada às ações físicas e químicas que atuam sobre as estruturas de concreto, independentemente das ações mecânicas, das variações volumétricas de origem térmica, da retração hidráulica e de outras consideradas no dimensionamento das estruturas. A agressividade ambiental deve ser classificada de acordo com a tabela apresentada na NBR 6118:2023, amplamente utilizada e conhecida no meio técnico, cuja avaliação é feita segundo as condições de exposição da estrutura ou de suas partes. Nesse contexto, a Norma também apresenta critérios de projeto que visam à durabilidade da estrutura, como requisitos mínimos de classe de concreto, cobrimento das armaduras e cuidados de execução, de forma a garantir o desempenho ao longo da vida útil prevista. Com base nas disposições da Norma, analise as assertivas a seguir:

I. Drenagem: todos os topos de platibandas e paredes devem ser protegidos. Todos os beirais devem ter pingadeiras e os encontros em diferentes níveis devem ser protegidos por rufos.
II. Qualidade do concreto: atendidas as demais condições, a durabilidade das estruturas é altamente dependente das características do concreto e da espessura e qualidade do concreto do cobrimento da armadura.
III. Dimensão máxima do agregado graúdo do concreto: a dimensão máxima característica do agregado graúdo utilizado no concreto não pode superar em 20% a espessura nominal do cobrimento.
IV. Especificação concreto: quanto maior a classe de agressividade do local, menor deve ser a relação água/cimento do concreto.
V. Cobrimento: quanto maior a classe de agressividade do local, maior deve ser o cobrimento da armadura das estruturas em concreto armado.

Quais estão corretas?