Filtrar


Questões por página:

“A Prevenção de Desastres é o conjunto de ações destinadas a reduzir a ocorrência e a intensidade de desastres naturais e humanos, através da avaliação e redução das ameaças e/ou vulnerabilidades, minimizando os prejuízos socioeconômicos e os danos humanos, materiais e ambientais.” (CASTRO, 2007).


Sobre Prevenção de Desastres, leia as alternativas e aponte a incorreta.

É a capacidade de um sistema, comunidade ou sociedade exposta a um desastre em resistir, absorver, adaptar e se recuperar de seus efeitos de modo oportuno e eficaz, o que inclui a preservação e restauração de suas estruturas e funções básicas. Estamos falando de:

Atribua (V) para verdadeiro ou (F) para falso aos itens e assinale a alternativa correta:


( ) Os principais profissionais a serem cadastrados como recursos humanos para situação de emergências e/ou desastres são: Assistentes sociais; Condutores de barcos; Cozinheiros; Educadores; Enfermeiros; Engenheiros; Geólogos.

( ) A intensificação da ocorrência de desastres, somada à escassez de políticas públicas que fortaleçam ações conjuntas para a minimização dos efeitos danosos dos desastres, tem trazido uma grande preocupação aos órgãos de Defesa Civil.

( ) As ações de proteção e defesa civil compreendem cinco aspectos: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. A gestão de desastre compreende o planejamento, a coordenação e a execução das ações de resposta e de recuperação.

( ) O gerenciamento de desastre é um conjunto de ações relacionadas ao tipo de desastre e à localidade, específicas para cada desastre. Trata-se de uma atuação sistêmica multissetorial do SINPDEC e, como tal, pressupõe uma relação de cooperação e articulações estabelecidas entre os órgãos que o compõem localmente.

Qual das alternativas apresenta informação incorreta?
mostrar texto associado

Destinado(a) a proteção durante o descanso, devendo ser o(a) mais prático(a) possível, de maneira a proporcionar o espaço necessário para a proteção completa do bombeiro e, ao mesmo tempo, ocupar o mínimo espaço para seu transporte.


Estamos falando de: