Filtrar


Questões por página:

O material genético dos arbovírus é constituído por três segmentos de RNA, sendo um pequeno (S – small), um médio (M – medium) e um grande (L – large). Uma característica importante da família Bunyaviridae é o frequente rearranjo genético observado entre vírus que infectam uma mesma célula. Durante o processo de montagem das partículas virais, ocorre troca de segmentos dando origem a novos vírus rearranjados. O uso apenas de testes sorológicos clássicos dificulta a identificação desses vírus, uma vez que os testes de rotina detectam apenas o segmento S ou o segmento M. Com esses testes, pode-se apenas concluir que se trata de um vírus rearranjado.

Modificado de: Lima et al.2016. Revista Pan-Amazônica de Saúde; 7:199-208


Assim, para identificar o vírus nesses casos, é de suma importância a aplicação de

A vida depende da capacidade das células de armazenar, recuperar e traduzir as instruções genéticas necessárias para produzir e manter o organismo vivo. Essas instruções genéticas transportadas pelo DNA devem especificar a sequência de aminoácidos das proteínas. Analise os passos a seguir e identifique a sequência correta do processo de produção de proteínas:


1. exportação do mRNA para o citoplasma 2. DNA transcrito em mRNA 3. ligação entre peptídeos dos tRNAs 4. tRNA carregado se liga ao mRNA no ribossomo 5. mRNA se liga ao ribossomo 6. produção de polipeptídeo
A sequência correta é

Uma forma de reconhecer os vestígios deixados pelos criminosos, utilizada em larga escala e com resultados bastante satisfatórios, é o uso de moléculas presentes nas células e que são únicas para cada ser vivo: é o DNA.
Em uma cena de crime foi encontrado um fio de cabelo de onde se podia extrair DNA. Existiam três suspeitos (indivíduos A, B e C), cujos DNAs foram coletados para análise.
Os mesmos três loci foram analisados, comparando as amostras dos três suspeitos (A, B e C) e do DNA encontrado na cena do crime (F).Na imagem vemos os resultados em que se usou a reação em cadeia da polimerase (PCR) e a eletroforese em gel.

Imagem associada para resolução da questão

(Adaptado de ALBERTS et al. Biologia molecular da célula.6. ed. Porto Alegre: Artmed,2017.)

Embora pessoas diferentes possam ter várias bandas em comum, o padrão geral é bastante distinto para cada pessoa. Assim, podemos dizer que o(s) indivíduo(s) que, pelo DNA, pode(m) ser eliminado(s) da investigação é(são)
Observe o heredograma com 3 gerações de famílias representadas.


Imagem associada para resolução da questão

A partir do heredograma, analise as afirmações abaixo.

I- A doença que afeta as pessoas não é ligada ao cromossomo X, já que há homens afetados em duas gerações diferentes.
II- As pessoas afetadas destas famílias possuem uma doença autossômica dominante, já que o casal composto por um homem e uma mulher afetados apresenta fenótipo diferente de seus descendentes.
III- Uma vez que há mulheres afetadas nestas famílias, a doença não pode ser ligada ao cromossomo Y.
IV- A doença que afeta a família é recessiva, já que o casal composto por um homem afetado com uma mulher não afetada gerou descentes não afetados.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
Plantas e animais partilham uma importante característica em comum: são constituídos por células eucarióticas.

Considerando esta informação, analise as asserções a seguir e a relação entre elas.

I- Há dois componentes celulares envolvidos no controle genético das células destes organismos: o núcleo e os ribossomos.

PORQUE

II- As instruções genéticas das células eucarióticas são guardadas no núcleo, que contém a maior parte de DNA da célula, e executadas pelos ribossomos, que utilizam as informações do DNA para sintetizar proteínas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.