Filtrar


Questões por página:
O DNA é uma macromolécula constituída por subunidades repetidas – os nucleotídeos. Cada nucleotídeo é constituído por uma pentose, um grupo fosfato e um composto nitrogenado cíclico chamado base. São quatro bases diferentes encontradas no DNA. Sobre tais bases, é correto afirmar que:
Os ácidos nucleicos presentes em todos os seres vivos são complexos e formados pela repetição de um grupo de nucleotídeos, moléculas que são formadas por um grupo de fosfato, uma molécula de açúcar e uma base nitrogenada. As bases nitrogenadas apresentam cinco tipos existentes, e o DNA e o RNA podem ser diferenciados, em sua composição, através delas. Portanto, é INCORRETO afirmar que:

Analise e complete a tabela a seguir:

Imagem associada para resolução da questão

Sobre a estrutura do DNA, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A molécula de DNA é uma dupla‐hélice onde o “corrimão" é formado por hexose e fosfato.

( ) A sequência e o número de nucleotídeos que compõem cada fita de DNA e do RNA podem variar.

( ) Os “degraus da escada" da estrutura do DNA correspondem às bases nitrogenadas emparelhadas e unidas por ponte de hidrogênio.

( ) As cadeias de DNA estão ligadas de acordo com o emparelhamento específico de bases nitrogenadas, sendo a adenina complementar da guanina.

( ) A duplicação de cada molécula de DNA inicia‐se com a separação das duas cadeias de nucleotídeos que constituem a dupla‐hélice.

A sequência está correta em
A mutação é um fenômeno que resulta da alteração na sequência de bases nitrogenadas da molécula de DNA.
Quando ocorre uma mutação, o efeito pode ser deletério, isto é, o resultado é tão prejudicial que a sequência mutante tende a ser excluída, o que pode levar à exclusão do próprio indivíduo que a possui.
No entanto, muitas vezes, uma mutação é silenciosa, não tendo efeito prático no resultado da síntese proteica.
A propriedade do código genético que está ligada a esse fato é: