Filtrar


Questões por página:

Acerca de avaliação nutricional em idosos, julgue o item a seguir.

Os pontos de corte do índice de massa corporal para a classificação como eutrofia em idosos estão entre os valores 18,5 kg/m2 a 24,9 kg/m2 .

Visualizar Questão Comentada
Os desvios nutricionais nos idosos são agravados não só pelas alterações fisiológicas, que geralmente acarretam um declínio das funções orgânicas, mas também pelos aspectos socioeconômicos, pela dependência física e mental e pelos efeitos secundários do uso concomitante de vários tipos de medicamentos. Sobre os fatores que acometem o consumo alimentar do idoso, julgue as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A xeroftalmia reduz acentuadamente a ingestão de alimentos nos idosos, por causar dificuldades de mastigação e deglutição, levando-o a evitar determinados alimentos, predispondo-o ao risco nutricional.
( ) O aumento da cárie dental, as infecções periodontais, o uso de próteses mal ajustadas e a xerostomia são fatores responsáveis pelo declínio da saúde oral nos idosos.
( ) O declínio, na secreção ácida do estômago, compromete a absorção de vitamina B12, favorecendo o desenvolvimento de anemia falciforme e sintomas neurológicos desmielinizantes.
( ) O isolamento social, a ausência de papel social e a consequente baixa autoestima têm influência relevante no consumo alimentar, pois fragilizam o idoso podendo afetar o apetite.
( ) A renda influencia o acesso aos alimentos, podendo interferir fortemente na deterioração do estado nutricional dos idosos e tornando o acesso aos alimentos desequilibrado e deficiente.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
mostrar texto associado
É importante estabelecer horários regulares para as refeições das pessoas idosas, com intervalos para atender às peculiaridades da fisiologia digestiva desses indivíduos, considerando que sua digestão é geralmente mais lenta. O ajuste dos horários de refeição contribui para garantir o fornecimento de nutrientes e energia, maior conforto e apetite para a pessoa idosa.
mostrar texto associado
As pessoas idosas devem privilegiar o consumo de alimentos em temperaturas muito elevadas e aqueles ricos em sódio, em gorduras saturadas e em açúcares. Ao mesmo tempo, devem evitar fibras e o consumo da vitamina C.
mostrar texto associado
Na alimentação da pessoa idosa, é recomendável dar preferência a alimentos menos gordurosos, optando por leite e derivados com menor teor de gordura, remover as gorduras visíveis das carnes e usar óleos vegetais para cozinhar os alimentos.