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Questões por página:
Sobre os cardápios da alimentação escolar do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), assinale a alternativa correta.
Sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), avalie as assertivas e a relação entre elas.

I. O PNAE tem por objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo.
II. O direito à alimentação escolar visa garantir a segurança alimentar e nutricional dos alunos, de forma igualitária, e os alunos que necessitem de atenção específica devem ter suas condições de saúde tratadas individualmente pelas famílias.

A respeito dessas assertivas, assinale a alternativa correta.
Acerca do sistema de produção de alimentos atual e sua relação com a indústria de alimentos, avalie as seguintes assertivas e a relação entre elas.

I. A transição nutricional pela qual a população brasileira vem passando é reforçada pelo sistema agroalimentar global que prioriza a indústria alimentícia, produtora de alimentos ultraprocessados ricos em açúcar, óleo e sal.
II. Esse modelo de produção alimentar investe grandemente em tecnologias como alimentos transgênicos e geneticamente modificados, resistentes a pragas e com alta produtibilidade em menor tempo, em detrimento de produções familiares que reforçam o emprego no campo e a produção de orgânicos, que respeitamo tempo de desenvolvimento dos alimentos e não utilizam produtos químicos.

A respeito dessas assertivas, assinale a alternativa correta
Questão Anulada
De acordo com a LOSAN - Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006, analise as assertivas em relação às ações que o nutricionista deve desenvolver para garantir SAN.

I. Orientar as famílias e proteger o público infantil das propagandas alimentícias mercadológicas que estimulam o consumo de alimentos ultraprocessados, ricos em açúcar, sal e óleos.
II. Respeitar, valorizar e atuar para que a cultura e hábitos alimentares de grupos específicos como indígenas e quilombolas seja garantida.
III. Em Unidades de Alimentação e Nutrição, evitar o uso de alimentos e/ou produtos com embalagens, treinar a equipe para um melhor método de descascar e cortar frutas e legumes para evitar o desperdício e garantir a sustentabilidade.
IV. Aproximar-se da comunidade, levando informação e educação nutricional, sendo um exemplo na orientação e na educação nutricional para os participantes do Programa Bolsa Família.

Marque a alternativa que apresenta todos os itens corretos.
Em relação à atuação do nutricionista na Atenção Primária em Saúde, dentro da Estratégia Saúde da Família (ESF), avalie as assertivas e a relação entre elas.

I. Diante do atual perfil de morbimortalidade da população, que indica elevado índice de DCNT como diabetes, obesidade, hipertensão, dislipidemias, neoplasias, doenças cardiovasculares, que estão diretamente relacionadas à alimentação, nutrição e estilo de vida, trabalhar questões de alimentação e nutrição torna-se extremamente necessário no cenário da ESF, de modo a promover a saúde da população e evitar futuras complicações.

II. O profissional Nutricionista pode se inserir nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF e nas Residências Multiprofissionais, que atuam no cenário da Atenção Básica com o objetivo de atuar através de equipes com diferentes profissionais, desenvolvendo ações junto às equipes de Saúde da Família.

A respeito dessas assertivas, assinale a alternativa correta.