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A melhoria do acesso à saúde e da renda da população brasileira não impactaram os indicadores de deficiência de micronutrientes: as deficiências de vitamina A ainda persistem como problemas de saúde pública no Brasil, principalmente em crianças e em mulheres em idade fértil. Com referência a esse assunto e a aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir.


As ações de prevenção das carências nutricionais específicas por meio da suplementação de micronutrientes são de responsabilidade dos serviços de atenção básica.

A respeito de aspectos referentes a alimentação e nutrição, julgue o próximo item.


Pela comparação dos dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019 com a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) 2002-2003, observa-se um aumento na prevalência estimada de excesso de peso mais acentuado entre os homens.

As metodologias do ensino da nutrição, assim como a sua organização didático-pedagógica, devem considerar diferentes aspectos da educação alimentar e nutricional, bem como sua inserção de forma transversal nos currículos escolares. Em relação a esse tema, julgue o item subsecutivo.


As abordagens pedagógicas adotadas em educação alimentar e nutricional devem privilegiar processos passivos de aprendizagem, nos quais a teoria adquire papel preponderante sobre a prática em face da responsabilidade do educador no que se refere à segurança alimentar dos educandos.

As metodologias do ensino da nutrição, assim como a sua organização didático-pedagógica, devem considerar diferentes aspectos da educação alimentar e nutricional, bem como sua inserção de forma transversal nos currículos escolares. Em relação a esse tema, julgue o item subsecutivo.


A lei que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar nas escolas públicas prevê a inclusão da educação alimentar e nutricional no processo de ensino-aprendizagem, perpassando o currículo escolar, em que seja abordado o tema alimentação e nutrição assim como o desenvolvimento de práticas saudáveis de vida, na perspectiva da segurança alimentar e nutricional.

As metodologias do ensino da nutrição, assim como a sua organização didático-pedagógica, devem considerar diferentes aspectos da educação alimentar e nutricional, bem como sua inserção de forma transversal nos currículos escolares. Em relação a esse tema, julgue o item subsecutivo.


O educador em alimentação e nutrição deverá preparar um plano de suas aulas com procedimentos e objetivos, além de definir a conduta didático-pedagógica à luz do contexto socioeconômico e cultural no qual será inserido o processo de ensino-aprendizagem.