Filtrar


Questões por página:
Estudando o desenvolvimento infantil, Henri Wallon relaciona o movimento com a afetividade e a cognição. Izabel Galvão (1986) afirma que, de acordo com Wallon, a imitação pela criança é uma forma de atividade que revela
Por meio da brincadeira, as crianças dão sentido para o mundo. Nesse sentido, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) O desenvolvimento das ideias e habilidades para compreender conceitos relacionados a cada vivência, nos âmbitos familiar e social. ( ) O desenvolvimento das ideias voltas apenas para mais brincadeiras. ( ) Nas brincadeiras, as crianças aprendem a lidar com protocolos e regras, resolução de conflito, assimilam sentimentos, como frustração, autoestima e cooperação, além de exercitar o raciocínio lógico e a capacidade de abstração. ( ) O desenvolvimento de habilidades não voltadas ao meio em que vivem. ( ) O desenvolvimento de ideias e habilidade que ficam apenas no campo da imaginação, não alcançando o âmbito da sociedade real. ( ) No papel de observador atento às situações lúdicas, o professor consegue extrair valiosas informações sobre o modo de ser e pensar de cada criança e sobre a maneira como ela trabalha com as informações a sua volta.
No que diz respeito ao relacionamento professor e aluno, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Salas de aula com brigas constantes, alunos desafiando a autoridade do professor a todo momento e intimidação definitivamente favorecem a convivência adequada entre professores e alunos. ( ) É importante que o professor aja como um verdadeiro gestor de conflitos, a fim de estabelecer, da melhor forma possível um equilíbrio entre algumas das personalidades presentes na sala de aula. ( ) Para contornar esses desafios de convivência, é preciso estabelecer uma relação de confiança entre alunos e professores. ( ) Os professores devem estar dispostos a ouvir os alunos e reconhecer seus interesses e habilidades individuais, no entanto a palavra final deve ser sempre a do mestre, que tem mais conhecimentos e formação do que os alunos. ( ) É fundamental ter uma boa convivência com os alunos, em vez de alimentar relações conflituosas e de tensão, é uma ótima forma de garantir um ambiente saudável, muito mais propício ao aprendizado. ( ) Quando professores e alunos têm uma relação de confiança, crianças e adolescentes se tornam mais receptivos ao conteúdo e se sentem estimulados para estudar mais.
Não há interação sem língua e, sem interação, não há nenhum tipo de relação social, pois todas as esferas da atividade humana, por mais variadas que sejam, estão sempre relacionadas com a utilização da língua, a qual se efetua por meio de enunciados que emanam dos integrantes duma ou doutra esfera da atividade humana (Bakhtin,2004). Isso acontece por meio
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma, no tocante à Educação Infantil, e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A Educação Infantil é dividida em Maternal que vai de 0 a 3 anos, onde tem o berçário de 0 a 1 ano e os maternais 1,2 e 3, um para cada ano de vida; e Educação Infantil de 3 a 5 anos que são divididos por períodos conforme a idade (4 a 6 anos de idade para nascidos do segundo semestre do ano). ( ) As brincadeiras lúdicas possibilitam as crianças desenvolver várias aptidões, dentre elas as linguagem oral e escrita. ( ) A rotina na Educação Infantil estabelece um tempo rígido para que a criança cumpra as atividades estabelecidas ou planejadas. ( ) As brincadeiras lúdicas possibilitam vivenciar uma relação extrínseca onde a criança aprende a agir na expectativa apenas afetiva e não cognitiva. ( ) A avaliação deve ser contínua e cumulativa, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.