Filtrar


Questões por página:

A Resolução CNE/CEB nº 6/12, no artigo 14, aponta que os currículos dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio devem proporcionar aos estudantes:


I. o conhecimento de diferentes campos da ciência, da tecnologia e da cultura como referências fundamentais de sua formação;

II. elementos para compreender e discutir as relações sociais de produção e de trabalho, bem como as especificidades históricas nas sociedades contemporâneas;

III. recursos para exercer sua profissão com competência, idoneidade intelectual e tecnológica, autonomia e responsabilidade, orientados por princípios éticos, estéticos e políticos, bem como compromissos com a construção de uma sociedade democrática;

IV. domínio parcial das tecnologias pertinentes ao eixo tecnológico do curso, de modo a garantir o desenvolvimento profissional e capacidade de construir novas competências profissionais com autonomia intelectual;

V. instrumentais de cada habilitação, por meio da experimentação em diferentes situações teóricas de estudo e de pesquisa;

VI. fundamentos de empreendedorismo, cooperativismo, tecnologia da informação, legislação trabalhista, ética profissional, gestão ambiental, segurança do trabalho, gestão da inovação e iniciação científica, gestão de pessoas e gestão da qualidade social e ambiental do trabalho.


Estão corretas apenas as afirmativas

O vínculo entre a família e a escola está diretamente relacionado com o desenvolvimento das crianças e dos jovens, pois ambas desempenham um papel na sua formação pessoal, social e profissional. Para que ambas desenvolvam parcerias efetivas, são necessárias algumas práticas e medidas. Sobre isso, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A escola pode fornecer feedback construtivo, equilibrado e encorajador aos pais sobre o desempenho de seus filhos.
( ) A escola pode e deve incentivar as famílias a se envolverem mais ativamente na educação de seus filhos, promovendo eventos planejados para atender às necessidades de diferentes tipos de família.
( ) A comunicação deve ser efetiva a fim de manter os pais informados sobre o progresso acadêmico e comportamental de seus filhos.
( ) A escola pode fornecer recursos pedagógicos aos familiares para apoiar a aprendizagem em casa.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Segundo Vercelli (2007), a Psicopedagogia Institucional é um campo de estudo que vem se desenvolvendo como ação preventiva de muita importância, mas pode ser vista como ameaçadora, pois tem como objetivo fortalecer a identidade do grupo e transformar a realidade escolar. No contexto institucional, o papel do psicopedagogo envolve, principalmente:

Considerando a realidade do Ensino Médio e do Ensino Superior no Brasil, julgue o item.


A imaturidade, a pressão familiar e a busca pela herança profissional são fatores que podem levar o jovem estudante a fazer uma escolha profissional precoce e baseada em informações distorcidas e idealizadas sobre o curso pretendido.

O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM e a Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA são exemplos de que tipo de avaliação realizada fora da escola?