Filtrar


Questões por página:
Na obra “Curso de Filosofia Positiva”, Auguste Comte aponta como a ciência e o espírito humano se desenvolveriam através de três diferentes estágios, o que permitiria a classificação e hierarquização das diferentes ciências, de acordo com o grau de simplicidade ou complexidade. Esta concepção se consolidou como uma das bases do chamado Positivismo. Tendo em mente a hierarquia das ciências, assinale a alternativa correta.

Do ponto de vista da sociologia do conhecimento, existe uma interdependência entre paradigmas teóricos e os respectivos contextos históricos em que amadureceram. Deste modo, a “descoberta da sociedade” foi realizada pelos sociólogos na Europa Ocidental (no decorrer do século XIX) e nos Estados Unidos (entre o século XIX e XX), coincidindo com a identificação de novas práticas e novas relações sociais próprias da sociedade moderna, o que possibilitou a “invenção” da categoria “relações sociais”.

Adaptado de IORIO, G. “La nascita della sociologia e la relazione sociale”. In Nuova Umanità XXVII,162, p.831-49.


Com base no texto, a respeito do contexto de surgimento da sociologia, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.


( ) A sociologia tematiza inicialmente os problemas da questão social: as condições de vida e trabalho das classes populares, a criminalidade e a miséria, como na tradição da social survey inglesa.

( ) A sociologia se consolida como conhecimento científico em uma época pós-revolucionária: na França, é introduzida por Comte e Saint-Simon e, na Inglaterra, pelos estudos de Spencer.

( ) A sociologia se constitui como domínio autônomo de conhecimento, ao criticar a economia política e os princípios do laissez-faire: os estudos de Weber e Durkheim, por exemplo, evidenciam a importância da comunidade estabelecida sobre normas e valores compartilhados.


A sequência correta, de cima para baixo, é

Sobre os três estágios da evolução histórica e sua relação com a religião em Auguste Comte, assinale a opção que indica a sequência correta de sua sucessão histórica no pensamento do autor francês.
No texto introdutório sobre “Ensinar e aprender sociologia no Ensino Médio” é apresentado um breve histórico do ensino do componente curricular de sociologia no Brasil desde 1890.
A respeito da evolução histórica das tendências do ensino da sociologia no Brasil, relacione as etapas destacadas a seguir às respectivas descrições.
1. Reforma Benjamin Constant (1890) 2. Reforma Rocha Vaz (1925) 3. Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006)
( ) A sociologia ensinada privilegiava os princípios epistemológicos da desnaturalização e do estranhamento. ( ) A denominação da disciplina de “Sociologia e Moral” apontava a influência do enfoque de Émile Durkheim. ( ) O ensino da sociologia assumia um caráter cientificista e uma expectativa cívico-redentorista, já que com o “conhecer a realidade” visava-se “intervir na realidade”.
Assinale a opção que indica a sequência correta, na ordem apresentada.
“Pensar a relação entre a Ciência Social e o chamado saber de senso comum implica considerar todo um conjunto de questões teórico-metodológicas articuladas, tais como: a natureza específica das crenças (inter)subjetivas que os atores mantêm acerca dos contextos societários em que estão imersos; o papel ontológico desempenhado por essas crenças na produção, reprodução ou transformação de tais contextos; e, por fim, os modos heuristicamente mais apropriados pelos quais a pesquisa empírica deve lidar com as “sociologias espontâneas” dos agentes leigos, em sua tarefa de elucidação da agência humana e da vida social”.
Adaptado de PETERS, Gabriel. Anthony Giddens entre a hermenêutica e a crítica: o status do conhecimento de senso comum na teoria da estruturação, in Plural, São Paulo,2014, p.169.
Com base no trecho, é correto afirmar que a sociologia como ciência