Filtrar


Questões por página:
Auguste Comte, um matemático de 21 anos, torna-se, na época de 1819, secretário de Saint-Simon. Comte, um jovem intelectualmente ambicioso, após a morte de seu ex-chefe, Saint-Simon, elabora por conta própria várias ideias positivistas. A respeito das ideias de Comte em relação ao positivismo e à ideia sobre ciência social, é correto afirmar:
Em sentido mais amplo, o termo positivismo é usado para se referir a toda teoria filosófica ou científica que reivindica o puro e simples conhecimento dos fatos ou que afirma se basear em certezas do tipo experimental. No sentido da teoria positivista e dos considerados também precursores da sociologia como ciência, marque a opção correta.
A Sociologia não é uma atividade puramente especulativa, ao mesmo tempo em que não é um mero reflexo da vida social e política de uma época, ou mesmo coletividades específicas, contudo é possível visualizar contornos específicos de seu nascimento. Com relação às condições sociais das quais emerge a sociologia, assinale a alternativa correta.
Visualizar Questão Comentada
Da física social a descoberta de um novo objeto de conhecimento, tangenciado nos anos inicialmente de 1790 a 1860, a Sociologia emerge lentamente e de maneira dispersa, tanto quanto discurso como prática. A força motora inicial veio da Revolução Industrial e Política que recaiu sobre o Ocidente nos referidos anos. Acerca deste contexto, aponte o item correto.
Este autor adjetivou o Estado brasileiro como “autocrático burguês”. Para ele, essa instituição funcionaria como um instrumento político de uma ditadura de classe aberta, garantindo a “modernização”, a incorporação e a industrialização maciça. No Estado brasileiro, as forças armadas e os tecnocratas, civis e militares ocupariam posições estratégicas de liderança política ou burocrática. Segundo o autor, esse organismo se adaptaria às suas funções contrarrevolucionárias e repressivas através de várias inovações. Além disso, traria um poder político ultraconcentrado, com um executivo decidindo sem recorrer ao consentimento expresso de maiorias. Possuiria três faces salientes: democrática restrita, autoritária e facista, que se manifestariam de acordo com as necessidades conjunturais de manutenção da ordem. Por fim, serviria a interesses contraditórios das classes burguesas – nacionais e estrangeiras – considerando a estabilidade política e outros fatores concretos. Essa descrição sintetiza, em linhas gerais, a perspectiva analítica de qual representante da Sociologia brasileira?
Visualizar Questão Comentada