Filtrar
23 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 5
Questões por página:
Proveniente das rápidas e múltiplas transformações científicas, tecnológicas e sociais ocorridas na contemporaneidade, as metodologias ativas vêm se constituindo como estratégias pedagógicas para além da concepção e atuação nos processos de ensinar e aprender centrada nos paradigmas tradicionais, ou seja, inverte e reverte o contexto educativo da escola e o papel do aluno como protagonista do seu próprio processo de aprendizagem, de maneira autônoma, criativa, crítica, reflexiva e participativa.
SEFTON, Ana Paula; GALINI, Marcos Evandro. Metodologias ativas: desenvolvendo aulas ativas para a aprendizagem significativa. In: Metodologias ativas: estratégias de aprendizagem e os paradigmas educacionais. Freitas Bastos Editora,2022.
Considerando as premissas que embasam as metodologias ativas, avalie as afirmações a seguir.
I. Personalização da aprendizagem.
II. Múltiplas Inteligências e Competências.
III. Métodos e atividades focadas na experiência.
IV. Processos Criativos e Colaborativos.
V. Acreditar que todos os alunos irão experienciar da mesma forma e aprender todos da mesma maneira.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
No que se refere à organização do trabalho pedagógico e da ludicidade na educação infantil, julgue o item seguinte.
No âmbito da ludicidade, as brincadeiras propostas pelo educador devem se basear nas necessidades e nos interesses das crianças.
No que se refere à organização do trabalho pedagógico e da ludicidade na educação infantil, julgue o item seguinte.
O trabalho pedagógico deve ser organizado de forma a provocar a reflexão e as interações no ambiente de aprendizagem.
No que se refere à organização do trabalho pedagógico e da ludicidade na educação infantil, julgue o item seguinte.
Ao se observar crianças brincando na escola, observa-se um exemplo de vivência lúdica escolar.
No que se refere à organização do trabalho pedagógico e da ludicidade na educação infantil, julgue o item seguinte.
O planejamento das ações pedagógicas deve ser dinâmico e flexível.