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Ao se pensar no complexo e dialético processo de socialização que a escola deve cumprir na sociedade contemporânea faz-se necessário compreender os objetivos, mecanismos e procedimentos que são utilizados para a sua realização. Constitui-se assim, pressupor o compromisso social da escola para além da simples transmissão do conhecimento sistematizado, uma vez que ela precisa exercer sua função social.
Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle /riufc/39125. Acesso em: 28 dez.2023. (adaptado).
I. Constituir-se como espaço de construção de saberes, valorização de cultura e da formação humana.
II. Defender o processo educativo em favor de uma reprodução da sociedade vigente, contribuindo para a vida posterior do aluno.
III. Determinar com exatidão seu caráter como local de mobilização, diversidade, produção e criação, posturas e atitudes que podem levar à conscientização ou cristalização do modelo de sociedade atual.
IV. Fortalecer sua função para além da aprendizagem de conceitos, teorias e desenvolvimento de habilidades e atitudes.
V. Envolver a participação da comunidade no ambiente escolar como promoção de uma gestão democrática, restringindo-a de envolvimento nas problemáticas que interferem na aprendizagem do aluno.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
No que concerne à relevância da consciência fonológica para o processo de alfabetização e às etapas da alfabetização, bem como à construção e ao desenvolvimento da leitura e da escrita, julgue o item a seguir.
Uma das contribuições da teoria da psicogênese da língua escrita é o reconhecimento de que o sujeito em alfabetização é ativo em seu processo de conhecimento, capaz de progressivamente (re)construir esse sistema de representação, interagindo com a língua escrita em seus usos e práticas sociais.
No que concerne à relevância da consciência fonológica para o processo de alfabetização e às etapas da alfabetização, bem como à construção e ao desenvolvimento da leitura e da escrita, julgue o item a seguir.
As interações orais têm fundamental importância para a construção e ampliação da escrita e conduzem a um exercício duplo no processo de alfabetização, no qual a fala precede e dá fundamento à construção do entendimento sobre o valor do registro escrito e a sua função social.
No que se refere a alfabetização e letramento, aos processos cognitivos da alfabetização e à história da alfabetização, julgue o próximo item.
A teoria da psicogênese da língua escrita pressupõe que as crianças adquirem o conhecimento da escrita por meio do desenvolvimento cognitivo, sendo o ambiente social importante para o desenvolvimento da escrita antes mesmo do início formal da alfabetização.
(__) A sociologia da infância se posiciona a favor o adultocentrismo, propondo uma visão que reconhece as crianças como sujeitos ativos, capazes de influenciar e transformar a sociedade no presente, mas enfatizando seu papel como futuros adultos.
(__) A perspectiva de gênero e raça é negligenciada nas análises sociológicas da infância realizadas no Brasil.
(__) A criança é vista como sujeito histórico e de direitos, sendo parte ativa na construção de sua vivência social.
(__) O campo da sociologia da infância no Brasil tem se expandido nas últimas décadas, contribuindo para a formulação de políticas públicas que reconhecem as crianças como sujeitos de direito e consideram suas especificidades culturais e sociais.
A sequência está correta em: