Filtrar


Questões por página:
“A Filosofia, no espaço escolar, acompanhada de todo processo educativo desenvolvido na escola, não só é responsável por formar as novas gerações, mas também precisa oferecer aos novos cidadãos aquilo que a humanidade possui de melhor, e não o que nos envergonha como humanos. Uma sociedade ou um Estado que neguem a seus cidadãos as conquistas mais qualitativas da humanidade promovem a barbárie e contribuem para a animalização do ser humano, transformando-o em coisa, em objeto […]”. (GHEDIN, Evandro. Ensino de Filosofia no Ensino Médio. São Paulo: Cortez, 2008, p.144). Reflita sobre o texto acima e assinale a alternativa incorreta.
O cultivo da Filosofia proporcionou um crescente desenvolvimento dos conhecimentos e acúmulo de informações gerando uma constante busca para a produção de conhecimentos verdadeiros. Assim, no século XVII surge um método científico baseado na experiência e cuja aplicação a cada objeto de estudo constitui uma ciência diferente: a física, a química, a biologia e a partir do século XIX, as chamadas ciências humanas e sociais: psicologia, sociologia e humanidades em geral, possui o seu próprio método, o qual depende do objeto de conhecimento.
Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
Quando Bertrand Russell diz que a filosofia visa a ampliação do “não-eu”, assinale a alternativa que apresenta o que ele quer dizer com esse conceito.
Marcos é um aluno do primeiro ano do Ensino Médio que apresentou dificuldades na aprendizagem de matemática. Nas atividades de filosofia, por outro lado, obtinha bons rendimentos. Com o tempo, seu aprendizado em matemática melhorou significativamente e tanto ele como os docentes perceberam que havia uma relação entre seu desempenho nas atividades filosóficas e seu crescimento em matemática. Assinale a opção que identifica corretamente a habilidade desenvolvida pelo ensino de filosofia que fez a diferença no aprendizado matemático de Marcos.

Quando se analisa a relação entre as Ciências Humanas e a Filosofia, constata-se que obstáculos epistemológicos foram ultrapassados e, em razão disso, foi possível demonstrar que os fenômenos são dotados de sentido e significação pois______________ _________________.


Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.