Filtrar


Questões por página:
A realidade mundial revela que, paradoxalmente, enquanto pessoas sofrem por falta de alimentação, carecendo da disponibilidade de macro e micronutrientes, outras são vítimas do oposto e submetem-se a repetidas dietas desgastantes e caras, na tentativa de solucionar os estragos estéticos e fisiológicos causados pela superalimentação e a obesidade. Atribua (V) verdadeiro ou (F) falso para as afirmativas a seguir:


( ) O índice de massa corpórea (IMC) não fornece informação sobre a distribuição de gordura corporal. ( ) Para obter as medidas das circunferências da cintura e do quadril, o paciente deverá manter-se ereto, com abdome contraído, braços para frente e pés unidos. ( ) A obesidade ginoide é caracterizada por um depósito aumentado de gordura na região do abdome e está relacionada com alto risco cardiovascular. ( ) Circunferência da cintura acima de 80 para mulheres e 94 para homens é considerada aumentada. Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência CORRETA:
A cirurgia bariátrica e metabólica, também conhecida como cirurgia da obesidade ou, popularmente, redução de estômago, reúne técnicas com respaldo científico, destinadas ao tratamento da obesidade mórbida e ou obesidade grave e das doenças associadas ao excesso de gordura corporal ou agravadas por ele. Sobre o tema, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. “As indicações formais para operações bariátricas são: idade de 18 a 65 anos, IMC maior que 40 kg/m² ou _______ com uma ou mais comorbidades graves relacionadas com a obesidade (nas quais a perda de peso induzida em que cirurgicamente é capaz de melhorar a condição) e documentação de que os pacientes não conseguiram perder peso ou manter a perda de peso apesar de cuidados médicos apropriados realizados regularmente há pelo menos dois anos (dietoterapia, psicoterapia, tratamento farmacológico e atividade física)”.
Sobre a dietoterapia na obesidade, assinale a afirmativa INCORRETA.
De acordo com a indicação para tratamento cirúrgico da obesidade pelo Sistema Único de Saúde e as recomendações do Conselho Federal de Nutricionistas para a emissão do laudo, o Nutricionista, corretamente identificado no documento, deve limitar-se às informações provenientes do seu acompanhamento nutricional, devendo incluir no mínimo as seguintes informações, EXCETO:
Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
I. A obesidade é considerada um dos principais problemas de saúde pública na atualidade, em função de sua prevalência global crescente e de sua estreita relação com o aumento do risco para a mortalidade prematura e com o desenvolvimento de várias doenças, como diabetes, doenças cardiovasculares e câncer.
II. Em geral, a obesidade é definida como uma condição resultante de um desequilíbrio no balanço energético que leva ao acúmulo excessivo de gordura corporal, caracterizada por valores de índice de massa corporal (IMC) iguais ao acima de 30Kg/m².
III. O tratamento da obesidade é complexo, multiprofissional e envolve mudança comportamental, intervenção dietética e exercício físico. O objetivo do tratamento é reduzir o nível de gordura corporal a fim de melhorar a saúde e reduzir o risco de complicações associadas à doença.
IV. É importante avaliar a quantidade de gordura visceral, dada sua estreita relação com o risco de doenças associadas à obesidade. Na prática clínica, a circunferência da cintura mostra-se como o melhor parâmetro antropométrico correlacionado com as quantidades de gordura neste compartimento e com alterações metabólicas.