Filtrar


Questões por página:
Uma mulher de 63 anos de idade entrou em contato com você para realizar uma consulta nutricional. Tem diagnóstico de Diabetes melito há 10 anos e de hipertensão arterial sistêmica. Mede 1,72 m de estatura e pesa 92 kg. Atualmente, utiliza diuréticos. A paciente relata que faz inúmeras refeições durante todo o dia e às vezes à noite, após ter ido se deitar. Qual é o diagnóstico nutricional?

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) O consumo alimentar excessivo também apresenta problemas que se manifestam como obesidade, diabetes, doença cardíaca aterosclerótica, hipertensão arterial e síndrome metabólica.

( ) A obesidade está associada a uma inflamação de alto grau, altas concentrações de marcadores inflamatórios (como proteína C- reativa) e citocinas pró-inflamatórias.

( ) Avaliar o paciente obeso doente representa um desafio ainda maior. As ferramentas de rastreio que identificam um indivíduo como estando em risco somente quando está subnutrido podem classificar o paciente obeso doente como de baixo risco e com menos probabilidade de ser identificado como tendo maior potencial de morbidade.

Na obesidade, a dietoterapia só será efetiva se houver acompanhamento nutricional individualizado, dinâmico e continuado. Analise as alternativas a seguir e assinale a alternativa INCORRETA.
Segundo o Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades (OCRC), da Unicamp, as gorduras saturadas agem sobre os neurônios localizados em uma região do cérebro chamada hipotálamo, que controla a fome e o gasto energético. Há algumas consequências negativas provocadas pelo excesso de gordura saturada no organismo, algumas delas são: perda neural, doenças cardiovasculares, aterosclerose, inflamação crônica no organismo, obesidade, hipertensão, diabetes, redução do colesterol bom. Com base nessa temática, assinale a alternativa correta sobre obesidade periférica.
Os transtornos alimentares, assim como outros transtornos mentais, possuem múltiplos fatores causais: genéticos, ambientais, sociais e culturais. Existem diversos transtornos alimentares, inclusive, um deles é considerado um distúrbio alimentar caracterizado pelo rápido consumo de uma grande quantidade de alimentos, em um curto período de tempo, com uma sensação de falta de tempo, falta de controle durante o episódio, e ainda, ocorre vômitos auto induzidos ou uso excessivo de laxantes ou diuréticos. Assinale a alternativa que indica de forma correta, qual o tipo de transtorno alimentar o enunciado da questão se refere.