Filtrar


Questões por página:
De acordo com a indicação para tratamento cirúrgico da obesidade pelo Sistema Único de Saúde e as recomendações do Conselho Federal de Nutricionistas para a emissão do laudo, o Nutricionista, corretamente identificado no documento, deve limitar-se às informações provenientes do seu acompanhamento nutricional, devendo incluir no mínimo as seguintes informações, EXCETO:
Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
I. A obesidade é considerada um dos principais problemas de saúde pública na atualidade, em função de sua prevalência global crescente e de sua estreita relação com o aumento do risco para a mortalidade prematura e com o desenvolvimento de várias doenças, como diabetes, doenças cardiovasculares e câncer.
II. Em geral, a obesidade é definida como uma condição resultante de um desequilíbrio no balanço energético que leva ao acúmulo excessivo de gordura corporal, caracterizada por valores de índice de massa corporal (IMC) iguais ao acima de 30Kg/m².
III. O tratamento da obesidade é complexo, multiprofissional e envolve mudança comportamental, intervenção dietética e exercício físico. O objetivo do tratamento é reduzir o nível de gordura corporal a fim de melhorar a saúde e reduzir o risco de complicações associadas à doença.
IV. É importante avaliar a quantidade de gordura visceral, dada sua estreita relação com o risco de doenças associadas à obesidade. Na prática clínica, a circunferência da cintura mostra-se como o melhor parâmetro antropométrico correlacionado com as quantidades de gordura neste compartimento e com alterações metabólicas.
Indique a alternativa que apresenta a recomendação em relação ao consumo de alimentos do grupo dos feijões, de acordo com o Protocolo de Uso do Guia Alimentar para a População Brasileira - Orientação Alimentar de Pessoas Adultas com Obesidade – volume 2 (Ministério da Saúde, Universidade de Brasília,2022).
Em relação à terapia nutricional no paciente obeso crítico, a Diretriz Brasileira de Terapia Nutricional no Paciente Grave (2018) afirma corretamente que
Analise as afirmativas a seguir: I. A obesidade é definida como um Índice de Massa Corpórea (IMC) igual ou superior a 30kg/m2, mas pode também ser subdividida em termos de severidade da obesidade, segundo o risco de outras morbidades associadas: assim IMC entre 30-34,9 denomina-se obesidade I, IMC entre 35-39,9 denomina-se obesidade II e IMC entre 40-44,9 denomina-se obesidade III. II. As principais deficiências de micronutrientes são: a anemia, a deficiência de ferro, de vitamina D, de vitamina B12, de proteínas, de lipídeos, de vitamina A e de zinco. Não raramente também é possível observar dietas com baixo teor de cálcio, selênio, ácido fólico, vitamina E, vitamina K, entre outras. Marque a alternativa CORRETA: