Filtrar


Questões por página:
A sociedade da informação transformou a comunicação social em um produto de grande valor não apenas como a narrativa de fatos do cotidiano, mas principalmente pela possibilidade de influenciar pessoas através de conteúdos nas plataformas digitais, como Twitter, Facebook, WhatsApp. Mas ao mesmo tempo vive-se um paradoxo, ou seja, dispõem-se de mais informações, mas acelera-se um processo de desinformação com a disseminação de fake news. A produção de fake news
Sobre as características da objetividade jornalística, leia o fragmento a seguir.

"Uma característica principal é a adoção de uma posição de________e neutralidade em relação ao objeto das reportagens. Em segundo lugar, há um esforço para ________o partidarismo (...). Em terceiro lugar, a objetividade requer apego estrito à (aos) _______e outros critérios de verdade (tais como _____ e abrangência).
Também pressupõe uma falta de segundas intenções ou serviços a terceiros".


(MCQuail, 2013:190)

Assinale a alternativa cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.
Os profissionais da área da Comunicação aprendem que o maior valor de seu trabalho é a credibilidade; se o público não mais acreditar no que veiculam, não há razão para que existam. A credibilidade conduz à ética, que prima pelo(a):
A Teoria do Espelho propõe que o jornalista seja um

Com base nas teorias da edição jornalística, analise as afirmativas e aponte a alternativa CORRETA:


I- Com base nos limites de alcance dos veículos, os fatos serão noticiados com base na territorialidade geográfica, na especialização (ou divisão) temática e na especialização organizacional (correspondentes);

II- Na cobertura de rotina, o editor deve planejar com antecedência sempre que tiver informações disponíveis sobre o fato a ser noticiado;

III- O planejamento da notícia será uma ferramenta essencial para uma cobertura de grandes fatos. Por meio do planejamento, o editor pode separar um fato em diferentes vertentes, como uma emocional na visão das vítimas, uma informativa, na visão das autoridades ou uma geral, através de infográficos.