Filtrar


Questões por página:
Cada vez mais, as práticas jornalísticas se parecem com as estratégias publicitárias, onde se pensa no cliente, no planejamento, na linha editorial, no tempo e outras questões mercadológicas. A partir dessa afirmação, aponte a alternativa ERRADA:
Um estudo sobre a Opinião Pública afirma, em 1922, que conhecer os efeitos da mídia na sociedade é uma maneira de proteger a democracia.
Sobre o trecho acima, assinale a afirmativa correta.

Programa da Globo aceita matéria paga, diz jornal


O Auto Esporte, programa jornalístico sobre automóveis da TV Globo, estaria aceitando matéria paga, segundo denúncia do colunista Daniel Castro, do jornal Folha de S. Paulo.

De acordo com a publicação, a atração exibe merchandising embutido nas reportagens.

Em boletim distribuído ao mercado publicitário neste mês, a Globo teria oferecido "oportunidades diferenciadas de exposição de marcas por meio de ações de merchandising no programa".

A emissora negou a informação. Garantiu que o Auto Esporte não é um programa jornalístico, mas de entretenimento. Além disso, oferece "oportunidades comerciais para atender a peculiaridade da publicidade no mercado e nas competições automobilísticas".

A TV alega ainda que a negociação não é feita pela Central Globo de Jornalismo, mas por uma produtora independente.


A prática relatada nesta notícia do Portal Terra, veiculada no dia 20 de junho de 2005,

Sobre a linguagem jornalística, considere:


I. A linguagem jornalística deve ser referencial, o modo verbal preferencial é o indicativo e os adjetivos e advérbios devem ser evitados, assim como os pontos de exclamação.


PORQUE


II. A linguagem jornalística prioriza procurar reforçar o caráter participante do redator, de modo que o leitor reconheça a marca de cada jornalista mesmo sem sua assinatura.


No caso,

Em uma reunião de pauta, o editor de um caderno da editoria geral de um jornal de grande circulação no Estado, está diante de duas sugestões de reportagem: a primeira traz uma planilha com os gastos da prefeitura de uma cidade do interior com os gastos no cachê de artistas que se apresentaram em festas na cidade. A segunda mostra, com fotos, os momentos de lazer dos artistas contratados para as festas desta cidade.


De acordo com o código de Ética dos Jornalistas profissionais, o tratamento mais adequado para cada uma dessas sugestões é