Filtrar


Questões por página:
A colonização do território que no futuro seria conhecido como Brasil não aconteceu com a chegada da frota de Pedro Álvares Cabral, em 1500. A existência de pau-brasil no litoral, corante têxtil utilizado na Europa, fez com que Portugal enviasse expedições exploratórias e estabelecesse o...(1)..., ou seja, o monopólio sobre a exploração de pau-brasil. Passados 30 anos da chegada de Cabral, e as ameaças estrangeiras sobre o domínio do território luso na América, iniciou-se o processo efetivo de colonização e ocupação, com...(2)..., que chegou em 1531. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.
A busca por novos caminhos para o oriente ou a descoberta de novas terras levou países europeus a investirem em rotas marítimas que desbravaram o mar, descobriram caminhos e novas terras. Enquanto Portugal e Espanha optaram por estratégias que levariam à descoberta da América e do caminho às Índias pelo sul da África, os franceses,
Na disputa entre Portugal e Espanha pelos territórios a serem descobertos navegando-se a Oeste, o limite que vigorou até o fim da União Ibérica foi o:
Na costa da África que vai de Senegal a Moçambique, ou seja, aquela na qual portugueses e outros povos europeus negociavam escravos, e nas regiões do interior ligadas a esses litorais, quase tudo era explicado e resolvido por forças sobrenaturais, manipuladas por curandeiros, adivinhos, médiuns e sacerdotes, que foram chamados de feiticeiros pelos portugueses que primeiro chegaram à África. (SOUZA,2005, p.44).

De acordo com o trecho acima e quanto aos principias elementos das religiões da África central, assinale a alternativa CORRETA:
Antes de os europeus tomarem conhecimento da África subsaariana, ou África negra, como também se diz, existiram nela algumas sociedades que merecem ser lembradas. As principais se localizavam na região que chamamos de delta interior do rio Niger. Como vimos, ali o sal do deserto era trocado pelo ouro que vinha do sul, ambas mercadorias muito valiosas. (SOUZA,2005, p.34).
Quanto a essas sociedades africanas e suas formas de organização, considere os itens a seguir:
I- O primeiro império da África subsaariana sobre o qual se tem notícias mais precisas é o Mali. Nele, Tombuctu, Jené e Gaô foram importantes cidades, centros de troca e de concentração de pessoas, graças à rede de rios que fertilizavam as terras e facilitava o transporte na região da curva do Níger.
II- No fim do século XV Songai passou a ser o principal estado do médio Níger. O império floresceu sob a liderança de um ásquia (como era chamado o chefe supremo) que por volta de 1470 conquistou Tombuctu e, depois, Jené.
III- Songai, que se expandiu para o leste e dominou algumas cidades hauçás, se manteve como o estadão mais forte do Sudão ocidental até 1591, quando foi invadido por exércitos vindos do Marrocos.
IV- Gana, ao norte do rio Senegal, foi um reino poderoso, no qual se davam os negócios entre os comerciantes que traziam o ouro do sul e os caravaneiros que iam para os portos do norte da África.

É CORRETO o que se afirma em: