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Concurso:
Prefeitura de Arcoverde - PE
Disciplina:
História
Julgue o item que se segue.
Quando falamos em civilizações americanas pré-europeias, estamos nos referindo especialmente a caçadores e coletores que desenvolveram técnicas específicas de caça e coleta para poderem ter grande abundância de mantimentos em diversas épocas do ano.
A chegada dos europeus ao continente americano no século XVI ignificou um choque entre mundos diferentes, culturas distantes numa mesma época, um mesmo período. Sobre esse tema analise as afirmativas abaixo.
I. Os desejos dos conquistadores era de buscar o ouro, catequizar os gentios, ocupar a terra e escravizar nativos.
II. O comércio, a guerra e as migrações articulavam as populações indígenas do passado de um modo mais intenso do que observamos hoje.
III. Na grande formação montanhosa andina, as dificuldades naturais do meio ambiente não permitiram a crescimento de um império organizado.
IV. Nas terras baixas, na floresta tropical não emergiu uma sociedade que dominou a metalurgia.
V. Europa às vésperas da conquista passava por um momento político tenso, um desses elementos foi certamente os desdobramentos da contrarreforma católica.
Estão corretas as afirmativas:
I. Os desejos dos conquistadores era de buscar o ouro, catequizar os gentios, ocupar a terra e escravizar nativos.
II. O comércio, a guerra e as migrações articulavam as populações indígenas do passado de um modo mais intenso do que observamos hoje.
III. Na grande formação montanhosa andina, as dificuldades naturais do meio ambiente não permitiram a crescimento de um império organizado.
IV. Nas terras baixas, na floresta tropical não emergiu uma sociedade que dominou a metalurgia.
V. Europa às vésperas da conquista passava por um momento político tenso, um desses elementos foi certamente os desdobramentos da contrarreforma católica.
Estão corretas as afirmativas:
“Grande parte do mundo ocidental acredita que as culturas chamadas de primitivas desejariam ser como o Ocidente que assim se incumbe da caridosa tarefa de ajuda-las nesse processo de suposto progresso”.
(Santos, Eduardo Natalino dos. Deuses do México Indígena: estudo comparativo entre narrativas espanholas e nativas – São Paulo: Palas Athenas,2002. p 23).
A respeito do choque cultural entre europeus e nativos americanos no século XVI, assinale a alternativa correta:
(Santos, Eduardo Natalino dos. Deuses do México Indígena: estudo comparativo entre narrativas espanholas e nativas – São Paulo: Palas Athenas,2002. p 23).
A respeito do choque cultural entre europeus e nativos americanos no século XVI, assinale a alternativa correta:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Tupanatinga
Disciplina:
História
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No começo do período de ocupação ou colonização da América do Norte, no século XVII, pode-se dar ensejo à compreensão de que houve um grau de generalidade ou homogeneidade ou, ainda, que esse processo ocorreu de modo sistêmico e organizado. Na verdade, não houve uma fórmula para a fundação das colônias, eis que a Inglaterra jamais ensaiou qualquer projeto político de colonizar a América do Norte. Como consequência dessa falta de planejamento, as colônias eram mistas de grupos distintos, porém não se diferenciavam os grupos que tinham mais interesse político, orientação religiosa ou formação social. Obstante à falta de um processo organizado, os ingleses passaram a dividir território com os espanhóis.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Tupanatinga
Disciplina:
História
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É consenso considerar que o Brasil é parte indissociável da América Latina, fato esse que se consolidou na literatura emergente entre os séculos XVI e XVII. Tal ideia era compactuada entre os autores de países de língua latina e pelos próprios brasileiros na época. É correto afirmar que o Brasil sob este contexto passou a fazer parte da América Latina a partir do momento em que se fora cunhada a expressão “Latin América”. Ou seja, quando principalmente os EUA, a Europa e o resto do mundo passaram a considerar o Brasil como parte integrante da “Latin America” em meados dos anos 1520 e 1530.