Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
É consenso considerar que o Brasil é parte indissociável da América Latina, fato esse que se consolidou na literatura emergente entre os séculos XVI e XVII. Tal ideia era compactuada entre os autores de países de língua latina e pelos próprios brasileiros na época. É correto afirmar que o Brasil sob este contexto passou a fazer parte da América Latina a partir do momento em que se fora cunhada a expressão “Latin América”. Ou seja, quando principalmente os EUA, a Europa e o resto do mundo passaram a considerar o Brasil como parte integrante da “Latin America” em meados dos anos 1520 e 1530.
A colonização do território que no futuro seria conhecido como Brasil não aconteceu com a chegada da frota de Pedro Álvares Cabral, em 1500. A existência de pau-brasil no litoral, corante têxtil utilizado na Europa, fez com que Portugal enviasse expedições exploratórias e estabelecesse o...(1)..., ou seja, o monopólio sobre a exploração de pau-brasil. Passados 30 anos da chegada de Cabral, e as ameaças estrangeiras sobre o domínio do território luso na América, iniciou-se o processo efetivo de colonização e ocupação, com...(2)..., que chegou em 1531. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.
A busca por novos caminhos para o oriente ou a descoberta de novas terras levou países europeus a investirem em rotas marítimas que desbravaram o mar, descobriram caminhos e novas terras. Enquanto Portugal e Espanha optaram por estratégias que levariam à descoberta da América e do caminho às Índias pelo sul da África, os franceses,
Na disputa entre Portugal e Espanha pelos territórios a serem descobertos navegando-se a Oeste, o limite que vigorou até o fim da União Ibérica foi o:
Na costa da África que vai de Senegal a Moçambique, ou seja, aquela na qual portugueses e outros povos europeus negociavam escravos, e nas regiões do interior ligadas a esses litorais, quase tudo era explicado e resolvido por forças sobrenaturais, manipuladas por curandeiros, adivinhos, médiuns e sacerdotes, que foram chamados de feiticeiros pelos portugueses que primeiro chegaram à África. (SOUZA,2005, p.44).

De acordo com o trecho acima e quanto aos principias elementos das religiões da África central, assinale a alternativa CORRETA: