Filtrar


Questões por página:
Sobre os aspectos metodológicos básicos em neuroimagem estrutural e funcional em Tomografia Computadorizada (TC), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Baseia-se em raios-X; foi utilizada para aplicações clínicas no início da década de 70, tornando possível examinar o encéfalo e, com maior clareza, os limites do sistema ventricular e as partes ósseas do crânio.
( ) Baseia-se em uma série de detectores que transformam a radiação em um sinal elétrico convertido em imagem digital.
( ) Apesar da evolução tecnológica, não é possível adquirir imagens através da técnica de varredura espiral (ou helicoidal).
( ) A capacidade de diferenciar substâncias brancas e cinzentas, notadamente na região do cerebelo e núcleos da base, é limitada apesar dos avanços.

A sequência está correta em
A compressão espalha tecidos e estruturas da mama, o que reduz as sobreposições, facilitando a “separação” de lesões suspeitas e permitindo um melhor diagnóstico. Uma das principais desvantagens da compressão na mamografia é a dor e o desconforto. Dessa forma, a compressão é necessária para:
I. Imobilizar a mama, reduzindo o movimento da paciente. II. Reduzir a espessura da mama, contribuindo para a redução da dose. III. Aproximar a mama do filme, contribuindo para aumentar o contraste e a nitidez, assim como reduzir a radiação espalhada.
É correto o que se afirma em
Na mamografia digital, para se obter uma boa relação sinal/ruído, o nível de dose deve ser estabelecido para que ela seja adequada para a imagem como, por exemplo, microcalcificações em fundo glandular que devem ser passíveis de detecção. De modo análogo, o monitor de vídeo pode ser ajustado separadamente para se obter o brilho e o contraste desejados para a imagem. São considerados fatores que afetam a dose em mamografia digital, EXCETO:
A principal função do colimador em um equipamento de radiologia é:
NÃO se refere a um processo necessário para obtenção da imagem do filme radiográfico: