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Entende-se por estrutura organizacional a forma como uma organização está segmentada e hierarquizada. Esta estruturação influencia a gestão das atividades e a comunicação entre os segmentos e os níveis hierárquicos em busca do atingimento dos objetivos estratégicos da organização. Sobre os tipos de estruturas organizacionais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Linear: a especialização das funções leva à definição da hierarquia. Chefes de setores não têm controle absoluto de seus subordinados. Os colaboradores (funcionários/servidores) respondem a diversas chefias.
( ) Linha-staff: o conhecimento especializado ganha relevância. Unidade de comando. Existência de órgãos de consulta (consultoria).
( ) Matricial: existência de hierarquia “paralela”, por projeto, coexistindo com a manutenção da divisão da organização como um todo. O colaborador (funcionário/servidor) responde ao seu superior hierárquico e, também, ao líder do projeto.

A sequência está correta em
Nas chamadas estruturas organizacionais do tipo funcional, o critério predominante de departamentalização é por
O modelo organizacional depende das características internas da organização e do contexto no qual opera e podem ser representados por um continuum entre dois tipos ideais de modelos organizacionais. Quais são esses tipos ideais de modelos organizacionais?
Certa empresa iniciará um novo projeto para desenvolver um aplicativo de entrega de alimentos, sendo de grande importância estratégica com prazo agressivo para ser concluído. O gerente de projetos lidera a equipe e precisa tomar algumas decisões fundamentais. Após a análise inicial, a equipe percebeu que alguns requisitos do aplicativo ainda não estão completamente claros e grande parte da equipe possui habilidades técnicas variadas; todavia, alguns membros não têm experiência em desenvolvimento de aplicativos móveis. Considerando o contexto, a atitude mais adequada do gerente de projetos é:
Determinada indústria de fabricação de peças automotivas com o objetivo de melhorar a eficiência de seus processos decidiu implementar algumas ferramentas de análise organizacional. Considerando que após uma avaliação detalhada ficou estabelecido empregar Fluxograma, Formulário, Layout, Manuais e Análise de Distribuição de Tarefas (ADT) aos cenários pretendidos pela empresa.
1. ADT. 2. Fluxograma. 3. Formulário. 4. Layout. 5. Manuais.

( ) Reorganizar o layout de uma de suas fábricas para melhorar a eficiência e reduzir o tempo de deslocamento dos funcionários durante a produção.
( ) Criar um guia abrangente que descreva todas as políticas, procedimentos e diretrizes internas para padronizar as práticas em todas as áreas de negócio.
( ) Enfrentar problemas de comunicação interna. A equipe de recursos humanos precisa coletar informações consistentes sobre as atividades dos funcionários, suas responsabilidades e requisitos para atualizar o banco de dados de descrições de cargos.
( ) Identificar uma posição-chave que precisa ser preenchida; analisar tarefas e responsabilidades associadas ao cargo para atrair os candidatos mais adequados.
( ) Perceber que o fluxo de produção em uma de suas linhas de montagem está confuso e ineficiente; visualizar claramente as etapas do processo; identificar gargalos; e, aprimorar o fluxo geral.

A sequência está correta em