Filtrar


Questões por página:

Analise as afrmativas abaixo com relação à programação orientada a objeto.

1. Uma linguagem Orientada a Objetos precisa implementar quatro conceitos básicos: abstração, encapsulamento, herança e polimorfsmo.

2. Encapsulamento é a técnica que faz com que detalhes internos do funcionamento dos métodos de uma classe permaneçam ocultos. O conhecimento a respeito da implementação interna da classe é desnecessário do ponto de vista do objeto, uma vez que isso passa a ser responsabilidade dos métodos internos da classe.

3. O conceito de herança está relacionado a fornecer um mecanismo para que se defnam novas classes a partir de uma já existente. Podemos dizer que essas novas classes herdam propriedades e métodos da classe-mãe.

4. O emprego do paradigma de programação Orientada a Objetos garante a reutilização de código.

Assinale a alternativa que indica todas as afrmativas corretas

Uma operação pode ter implementações diferentes em diversos pontos da hierarquia de classes, desde que mantenham a mesma assinatura. Na orientação a objetos, este é o conceito que embasa
Dentro do paradigma de programação orientada a objetos (POO), há um mecanismo pelo qual uma classe pode estender outra classe, aproveitando seus métodos e atributos. Assinale a alternativa que apresenta o nome desse mecanismo.
Esse conceito refere-se à separação dos aspectos externos de um objeto, que são acessíveis a outros objetos, dos detalhes internos da implementação, que estão escondidos de outros objetos. Isso evita que partes de um programa se tornem tão independentes que uma pequena mudança tenha grandes efeitos em cascata. Pode-se mudar a implementação de um objeto sem afetar as aplicações que o utilizam. Pode-se querer mudar a implementação de um objeto para melhorar o desempenho, reparar um erro, consolidar código ou dar suporte à portabilidade. Esse conceito não é exclusivo das linguagens orientadas a objetos, mas a capacidade de combinar estrutura e comportamento de dados em uma única entidade o torna mais claro e mais poderoso do que em linguagens como Cobol, Fortran e C.

O conceito citado no texto é conhecido como
No contexto da orientação a objetos, a propriedade que habilita que várias diferentes operações em uma hierarquia de classes (possivelmente com diferentes implementações para cada uma destas operações) tenham o mesmo nome denomina-se: