Filtrar


Questões por página:
Margalef, em seu artigo sobre sucessão e evolução, afirma que “a sucessão é um fenômeno fundamental em ecologia, também para entender como funciona o marco ecológico de toda evolução”
(MARGALEF, R. Sucesión y evolución: suproyeccion biogeográfica. Paleontologia y Evolución, v.20, p.7-26,1986).

Se forem comparadas, ao logo da sucessão ecológica, as espécies de sucessão inicial com as espécies tardias, está correto afirmar que as primeiras apresentam:

“Diane Dodd (1989) examinou os efeitos do isolamento e seleção nas moscas da fruta. Ela tirou as moscas da fruta de uma única população e dividiu-as em populações isoladas espacialmente. Metade da população vivia em uma alimentação baseada em maltose e a outra metade vivia em uma alimentação baseada em amido. Depois de muitas gerações, as moscas foram testadas para saber com quais moscas elas preferem se acasalar. Dodd descobriu que algum tipo de isolamento reprodutivo ocorreu como resultado do isolamento espacial e seleção por diferentes fontes de alimentos nos dois ambientes: ‘moscas da maltose’ preferiram outras ‘moscas da maltose’ e ‘moscas do amido’ preferiram outras ‘moscas do amido’.”
(http://www.ib.usp.br/evosite/evo101/VC1fEvidenceSpeciation. shtml)

O tipo de especiação observado neste experimento clássico é o(a):

“Vamos considerar algumas características adaptativas das plantas que crescem em ambientes desérticos — caules suculentos e colunares (os quais garantem a capacidade de armazenar água), espinhos protetores e folhas reduzidas. Três famílias fundamentalmente diferentes de plantas floríferas — Euphorbiaceae, Cactaceae e Asclepiadaceae — têm membros que evoluíram nesta direção. (...) Os cactos nativos (com uma exceção) ocorrem exclusivamente no Novo Mundo. Os representantes suculentos comparáveis das famílias das euforbiáceas e asclepiadáceas ocorrem principalmente nas regiões desérticas da Ásia e especialmente da África, onde eles desempenham um papel ecológico similar aos dos cactos do Novo Mundo.”
(RAVENP.H.; EVERT R. F.; EICHHORN S. E. Biologia Vegetal.7a ed. Editora Guanabara Koogan S. A., Rio de Janeiro.2011).

O texto descreve um exemplo de:
A lei do uso e desuso e a lei da transmissão dos caracteres adquiridos foram muito importantes para o avanço das teorias evolucionistas. Essas leis foram propostas por
Assinale a alternativa que apresenta o conceito de Especiação Alopátrica.