Filtrar

Questões por página:
A base da pesquisa científica de qualidade é um bom delineamento de estudo, e a definição do tipo de estudo é fundamental neste processo. O pesquisador para planejar um experimento, deve seguir a seguinte lógica de raciocínio: escolher entre os diversos tipos de pesquisa, aquela que se enquadra melhor nos seus objetivos e na população a ser estudada e delinear corretamente o estudo para responder à pergunta de pesquisa. Existem alguns tipos de estudo principais. Analise o exemplo de pesquisa a seguir.
Exemplo: um estudo realizado em Pelotas, Rio Grande do Sul, com objetivo de avaliar a influência de uma série de fatores (perinatais, demográficos, ambientais, alimentares e assistenciais) sobre a saúde infantil. Foram identificadas em 1982, todas as crianças nascidas naquela cidade, que foram acompanhadas prospectivamente durante os primeiros anos de suas vidas para monitorar a ocorrência de vários problemas de saúde.
Pode-se dizer que o estudo descrito no exemplo acima é de determinado tipo. Assinale a alternativa que apresenta o tipo do estudo descrito acima.
Existem vários tipos de pesquisa. Essa variedade se aplica a uma diversidade de áreas do conhecimento, quer seja tecnológico, quer seja biológico, quer seja humanístico. O pesquisador, dependendo de seu problema e de seus objetivos, deverá escolher o tipo de pesquisa que mais se adequa à sua pesquisa, lembrando que nessa fase, o tipo de pesquisa é uma questão de escolha, mas essa decisão deve ser pertinente e adequada. Sobre alguns dos principais tipos de pesquisa, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Pesquisa bibliográfica - Utiliza-se de fontes e textos já pesquisados por outros autores. O pesquisador trabalha em cima da contribuição bibliográfica já feita em livros, teses, artigos e outros. Esta será sua principal fonte de consulta e pesquisa.
( ) Estudo de caso – O pesquisador tem como fonte principal os dados e as informações sobre a vida de alguém ou de um grupo. Todas as análises teóricas são feitas a partir de casos específicos, tais como uma biografia, crônicas, memórias, trajetórias pessoais, etc.
( ) Pesquisa de campo – Nesta pesquisa, o objeto pesquisado é analisado é o campo com algum tipo de intervenção humana. É uma pesquisa de natureza descritiva. Visa desenvolver e/ou esclarecer conceitos.
( ) Pesquisa experimental – O objeto de pesquisa é manipulado em ambientes de controle onde todas as condições naturais são reproduzidas. É muito utilizada em pesquisas de biologia, tecnologia, dentre outros.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A Lei nº 6.684, de 3 de setembro de 1979. Regulamenta as profissões de Biólogo e de Biomédico, cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Biologia e Biomedicina, e dá outras providências. Art.2º Sem prejuízo do exercício das mesmas atividades por outros profissionais igualmente habilitados na forma da legislação específica, o Biólogo poderá:
I. Formular e elaborar estudo, projeto ou pesquisa científica básica e aplicada, nos vários setores da Biologia ou a ela ligados, bem como os que se relacionem à preservação, saneamento e melhoramento do meio ambiente, executando direta ou indiretamente as atividades resultantes desses trabalhos.
II. Orientar, dirigir, assessorar e prestar consultoria a empresas, fundações, sociedades e associações de classe, entidades autárquicas, privadas ou do poder público, no âmbito de sua especialidade.
III. É vetada a realização de perícias e emissão de laudos técnicos e pareceres mesmo com o currículo efetivamente realizado.

Estão corretas as afirmativas.
Amostra é um subconjunto da população, é uma parte do todo. Já a amostragem é um campo da estatística bastante sofisticado que estuda técnicas de planejamento de pesquisa para possibilitar inferências sobre um universo a partir do estudo de uma pequena parte de seus componentes, uma amostra. Por exemplo, se a população do estudo contém 2000 estudantes do ensino fundamental e o pesquisador quer uma amostra de 100 estudantes, os estudantes poderiam ser colocados em uma lista e cada 20º estudante seria selecionado para inclusão na amostra. Assinale a alternativa que apresenta qual o método de amostragem utilizado por esse pesquisador.
Em pesquisa clínica, o objetivo é fazer uma inferência sobre uma população, estudando uma amostra dessa população. Essa amostra tem que ser representativa da população alvo, e o número de participantes tem de ser adequado; deve ser grande o suficiente para que a probabilidade de encontrar diferenças entre os grupos por mero acaso seja baixa e para que a probabilidade de se detectar diferenças verdadeiras e clinicamente significantes seja alta; entretanto, esse número não deve ser excessivo, a fim de evitar o desperdício de recursos e a exposição de participantes a um risco desnecessário. Por isso, é fundamental realizar um cálculo amostral na fase de planejamento do estudo. Sobre o assunto exposto, analise as afirmativas abaixo.
I. O cálculo do tamanho da amostra não é necessário em um projeto de pesquisa clínica. Não é necessário estabelecer, objetivamente, qual o número de indivíduos que necessitam ser estudados porque o tamanho ideal é sempre igual ou maior que 1000 indivíduos.
II. Na realização de qualquer estudo, é praticamente impossível examinar todos os elementos da população de interesse.
III. É errôneo pensar que, em caso de acesso a todos os elementos da população, haja mais precisão. Os erros de coleta e manuseio de um grande número de dados são maiores que as imprecisões quando se generalizam, via inferência, as conclusões de uma amostra bem selecionada. Em se tratando de amostra, a preocupação central é que seja representativa.

Estão corretas as afirmativas.