Filtrar


Questões por página:
Como parte integrante do tratamento ortodôntico, todos os recursos já conhecidos e com comprovada efetividade, podem e devem ser empregados para que sejam alcançados os resultados desejados. A Ortopedia dá ênfase ao equilíbrio muscular e pode ser aplicada em pacientes na fase de crescimento, atuando no padrão ósseo. Diversos são os aparelhos removíveis usados na ortodontia/ortopedia e estão listados nas alternativas abaixo, exceto:
O preparo da RAAQ (Resina Acrílica Ativada Quimicamente) se faz proporcionando corretamente o monômero e o polímero de acordo com as instruções do fabricante. A RAAQ possui fases, e a que permite a manipulação para realização do trabalho é chamada corretamente de:
Os dentes possuem funções na cavidade bucal, de acordo com seu grupo morfofuncionalmente diferente. Com relação essas funções, assinale a alternativa incorreta.
De acordo com pesquisadores da metade do século passado, um em cada quatro indivíduos apresentava algum tipo de má oclusão que requeria tratamento ortodôntico. Essa incidência tem aumentado progressivamente, alcançando índices preocupantes. Em relação à etiologia das más oclusões, analise as afirmativas, identificando-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.

( ) A etiologia da má oclusão é monofatorial. ( ) Características familiares não podem comprometer a morfologia dentofacial de um indivíduo. ( ) Anomalias de tamanho dentário, representadas pelas macro e microdontias podem gerar más oclusões como apinhamentos e diastemas, respectivamente. ( ) Quando se perde prematuramente um dente decíduo, ocorre o rompimento do equilíbrio dentário, propiciando a mesialização dos dentes posteriores, distalização dos anteriores e a extrusão dos antagonistas.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Julgue o item seguinte, relativos a ortodontia e suas indicações.


Em casos de discrepância de comprimento de arco de 5 mm a 9 mm, é possível o tratamento com ou sem extração; a decisão de extração depende das características dos tecidos moles e duros do paciente e de quanto a posição final dos incisivos deve ser controlada, podendo qualquer um dos diferentes dentes ser escolhido para extração; o tratamento sem extração geralmente requer a expansão transversa entre pré-molares e molares.