Filtrar


Questões por página:
O pêndulo mostrado na figura abaixo consiste em uma esfera uniforme sólida de massa M sustentado por uma corda de massa desprezível. Calcule o período de oscilação do pêndulo para deslocamentos pequenos. Utilize a relação do cálculo do período de um pêndulo físico para pequenas amplitudes conforme a equação: T =2π √I/mgh Dado: momento de inércia de uma esfera maciça em torno de um diâmetro: I = 2/5 MR² .
ALERT: Essa questão ainda está sendo revisada pela equipe FonteConcursos!
Duas ondas se propagam simultaneamente na mesma corda esticada:
y1 (x, t) = (4,00mm).sen(2πx – 400πt) y2 (x, t) = (3,00mm).sen(2πx – 400πt + 0,5π)
Escreva a equação da onda resultante da superposição dessas duas ondas.
Obs.: considere sen(0,3π) = cos(0,2π) = 0,8; cos(0,3π) = sen(0,2π) = 0,6.
Um tubo sonoro aberto nas duas extremidades, emite uma frequência de 680Hz para o sexto harmônico. Sabendo que a velocidade do som emitido vale 340m/s, qual é o comprimento do tubo?
Um corpo de 2kg está preso a uma mola de constante elástica igual a 100N/m, e oscila num plano horizontal de modo que sua posição é dada por X(t) = 5.cos(π.t/2), onde X está em metros e t em segundos. Despreze a massa da mola e também qualquer efeito devido ao atrito. Analise as seguintes informações sobre este movimento. I) Em t = 1s a posição do corpo será igual a zero. II) Em t = 5s o módulo da aceleração é máximo. III) A energia mecânica total do sistema é 1250 joules. As afirmações CORRETAS são: