Filtrar


Questões por página:
“Doença crônica granulamatosa e infecciosa com capacidade de infectar grande número de indivíduos (alta infectividade), mas com baixa patogenicidade. O homem é reconhecido como a única fonte desta infecção, embora tenham sido identificados animais naturalmente infectados. O agente etiológico é um parasita intracelular obrigatório, um bacilo álcool-ácido resistente”. (BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Guia de vigilância epidemiológica, 2005).
A doença descrita acima é:
As medidas assistenciais de enfermagem para o quadro de raiva humana são, exceto:
A raiva é uma encefalite viral aguda transmitida por mamíferos, sejam eles domésticos ou não. São complicações da raiva, exceto:
O tétano é uma toxiinfecção causada pela ação das exotocinas do bacilo Clostridium tetani. O se deparar com uma situação de um indivíduo com o relato de ferimento traumático, sem carteira de vacina e aumento na temperatura, analise as condutas listadas e assinale a alternativa correta. I. É necessário encaminhar o paciente para a unidade de saúde para realização de exames laboratoriais para confirmação do diagnóstico de tétano. II. Avaliar e orientar sobre outros sinais de evolução da doença, como hipertonia muscular (trismo, rigidez na nuca, disfagia, entre outros), contrações tônicoclônicas sob estímulo externo. III. Observar a presença de sinais de Kerning e Brudzinsky. IV. Encaminhar o paciente para a unidade de saúde para realização imediata da vacina dupla adulto. V. Encaminhar o paciente para a unidade assistencial adequada, visto que os princípios básicos para o tratamento do tétano envolvem a sedação do paciente, neutralização da toxina tetânica, erradicação do paciente, debridamento do foco infeccioso e medidas gerais de suporte.
O conhecimento sobre o modo de transmissão das doenças pode auxiliar nas orientações para rompimento do ciclo. A ingestão de água contaminada ou de alimentos preparados com esta água podem ocasionar as seguintes doenças: