Filtrar


Questões por página:
A coqueluche é causada pela bactéria Bordetella pertussis, cujo único reservatório é o homem, não existindo portadores crônicos assintomáticos. Sobre a coqueluche, é possível afirmar que:
As parasitoses intestinais são muito frequentes na infância. São consideradas problema de saúde pública, principalmente nas áreas rurais e periferias das cidades dos países chamados subdesenvolvidos, onde são mais frequentes. As parasitoses são as doenças mais comuns do mundo, atingindo cerca de 25% da população mundial (1 em cada 4 pessoas). Sua transmissão depende das condições sanitárias e de higiene das comunidades. Além disso, muitas dessas parasitoses relacionam-se ao déficit no desenvolvimento físico e cognitivo e desnutrição. Sobre Parasitoses, assinale a alternativa correta.
Leia atentamente a descrição a seguir: “Infecção bacteriana superficial, observada mais frequentemente em crianças, e tem como principais agentes o Staphylococcus aureus e o Streptococcus beta-hemolítico do grupo A. Inoculação é facilitada por escoriações, picadas de inseto e traumas”. Essa descrição está relacionada à seguinte doença de pele:
Uma gestante de 31 anos,28 semanas de gestação, apresenta cerca de 90 lesões de pele.
De acordo com o escore de gravidade preconizado pela OMS, ela é classificada como um caso de varíola dos macacos (monkeypox)
Em setembro de 2022, foram divulgados, por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, os primeiros casos de infecção simultânea por catapora e varíola dos macacos (monkeypox) no Brasil.
Acerca dessas doenças, analise as afirmativas a seguir.
I. Tanto a monkeypox como a catapora apresentam lesões cutâneas papulovesiculares, dolorosas, bem circunscritas, profundas, umbilicadas e mostram-se relativamente do mesmo tamanho e mesmo estágio de desenvolvimento.
II. A monkeypox geralmente evolui de forma benigna, os sinais e sintomas duram de 2 a 4 semanas, podendo o período de incubação chegar a até 21 dias.
III. O período de incubação da catapora é de 3 a 7 dias e a transmissão se dá entre 1 a 2 dias após o aparecimento das lesões de pele e estende-se até que todas as lesões estejam em fase de crostas.
Está correto o que se afirma em