Filtrar


Questões por página:
Doença infecciosa aguda e grave, causada por uma toxina do gênero Clostridium, que entra no organismo por meio de ferimentos ou lesões de pele e não é transmitida de um indivíduo para o outro. A doença é decorrente de acidentes e manifesta-se por aumento da tensão muscular geral. Quando os músculos da região cervical são atingidos, ocorre dificuldade de deglutição. A que doença refere-se esse texto?
Sobre a Giardia lamblia, é correto afirmar que

Geo-helmintíases são infecções causadas por parasitos que se desenvolvem no trato intestinal humano e que completam seu ciclo evolutivo no solo, o qual passa a estar contaminado, assim como a água e os alimentos, com os ovos ou larvas desses helmintos. A respeito das manifestações clínicas das geo-helmintíases, julgue os itens seguintes.

I Pessoas com geo-helmintíases são frequentemente assintomáticas, porém altas cargas parasitárias e a ocorrência de poliparasitismo podem desencadear manifestações clínicas severas.

II Após o surgimento das formas adultas dos helmintos no intestino, o paciente pode apresentar desconforto abdominal, cólicas intermitentes, perda de apetite, diarreia, dores musculares e anemia de diversos graus.

III As principais manifestações clínicas da infecção por helmintos estão relacionadas à má absorção de nutrientes, à redução da capacidade de ingestão de alimentos e à obstrução das vias aéreas.

IV A migração de grandes quantidades de larvas para os pulmões pode desencadear um quadro de pneumonia verminótica.

Assinale a opção correta.

De acordo com o Ministério da Saúde, os casos de sífilis adquirida, congênita ou em gestantes, são de Notificação
A maioria dos protozoários apresenta vida livre e aquática podendo viver também livremente em lugares úmidos no solo ou sobre matéria orgânica em decomposição. No entanto, algumas espécies levam vida parasitária nos organismos e assim passam a maior parte da vida em diversas espécies de seres vivos, causando muitas doenças. A giardíase e a amebíase são exemplos dessas doenças. São consideradas ações efetivas preventivas dessas doenças, EXCETO: